Volta de Aécio ao Senado pode influenciar recurso de Delcídio para recuperar mandato

"Se tivesse sido flagrado com dinheiro ainda estaria no Senado"


Por Correio do Estado

Delcídio do Amaral, preso na Operação Lava Jato, acusado de atrapalhar investigações - Foto: Agência Senado

A decisão do Senado de revogar medidas cautelares que o Supremo Tribunal Federal (STF) havia imposto a Aécio Neves (PSDB-MG) pode influenciar Delcídio do Amaral a preparar recurso para recuperar seu mandato também. 

Diante do resultado favorável de ontem (17), de acordo com informações do site Brasil247, na decisão do Senado, o ex-senador alegou que se ele tivesse “sido flagrado pedindo dinheiro, talvez ainda fizesse parte do Senado. O tempo de Deus haverá de fazer justiça!”, exclamou.  

O ex-líder do governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foi preso preventivamente, por quase três meses, por tentar obstruir a Operação Lava-Jato. 

A prisão ocorreu em 25 de novembro de 2015. O processo no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado foi aberto no mês seguinte.

A confirmação da delação premiada de Delcídio, com acusações a diversos senadores, entre eles o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), Romero Jucá (PMDB-RR) e Aécio Neves (PSDB-MG), acelerou o processo de cassação.

Porém Aécio teve mais "sorte" que Delcídio e com a decisão do Senado, agora o parlamentar pode voltar a exercer seu mandato e não precisa mais cumprir recolhimento domiciliar noturno. E de acordo com O Antagonista, a decisão pode influenciar Delcídio a tentar recuperar seu mandato também.

A BBC Brasil comparou a votação que manteve Delcídio preso com a que anulou as medidas tomadas pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG), na noite de terça-feira (17). Ao todo, 55 senadores participaram de ambas as decisões.


COMENTÁRIOS