Família de Lagunense doa órgãos e coração vai para SP

Esta é a primeira captação do órgão feita na cidade


Da redação

O coração do adolescente de 17 anos, que teve morte cerebral, após acidente de trânsito em Laguna Carapã, será doado e encaminhado para São Paulo, nesta quarta-feira (11), onde será implantado. O corpo do jovem permanece mantido por aparelho no Hospital da Vida em Dourados.

Conforme o site MS em Foco, esta é a primeira captação de coração feita na cidade. Além do órgão, também serão doados os rins, córneas, fígado e pâncreas. O secretário municipal de Saúde de Dourados, Renato Vidigal, disse ao jornal local que uma equipe formada por pelo menos 11 profissionais, sendo grande parte médicos, chega na tarde desta quarta-feira na cidade para fazer a captação dos órgãos.

“Como vamos aproveitar o coração, o tempo de captação é muito curto, já que em pelo menos três horas, o órgão deverá estar sendo implantado em outro paciente, então serão equipes distintas e os órgãos irão em voos separados, por isso virão duas aeronaves da Força Aérea Brasileira”, disse o secretário.

Ainda de com base no site MS em Foco, o Centro Nacional de Transplante informou que o procedimento será realizado, mas não sabe ainda quantos pacientes serão beneficiados com a doação. Equipe do Instituto do Coração (Incor) de São Paulo deve chegar à Dourados ainda nesta tarde.


COMENTÁRIOS