UFGD participa do lançamento do Projeto Rondon 2018

PROEX institucionalizou o Núcleo Rondon na UFGD, para que os discentes possam compreender a importância de ações extensionistas para sua formação



A UFGD, representada pela Pró-Reitora de Extensão e Cultura, professora Juliana Carrijo, esteve presente, na última terça-feira (12/09), na assinatura do convênio entre Governo do Estado e Ministério da Defesa para a realização do Projeto Rondon 2018 em Mato Grosso do Sul, denominado este ano 'Operação Pantanal'. Também assinaram o documento prefeitos diversos municípios do Estado.


Segundo a Pró-Reitora Juliana Carrijo, este ano a PROEX institucionalizou o Núcleo Rondon na UFGD, para que os discentes possam compreender a importância de ações extensionistas para sua formação cidadã, assim como retornar para a sociedade o conhecimento que recebem dentro de uma Instituição pública. Com a Base de Estudos em Ladário-MS, a qual desde 2016 tem passado por reformas para que possa ser utilizada efetivamente pela comunidade acadêmica e externa, a UFGD pode servir de apoio para a Operação.  


“A UFGD foi a única universidade que institucionalizou, aqui no Mato Grosso do Sul, o Núcleo Projeto Rondon. Ano passado nossos alunos, sob coordenação do professor Sebastião Martins da FCS, foram selecionados a participarem da operação no Tocantins e representaram nossa Instituição muito bem, com uma equipe multidisciplinar e oficinas direcionadas à realidade local", enfatizou a Pró-Reitora. 


As ações da 'Operação Pantanal' serão realizadas no período de 06 a 22 de julho de 2018 em 11 municípios do estado (Bandeirantes, Bodoquena, Corumbá, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Ladário, Miranda, Rio Negro, Rochedo e Terenos). 


O PROJETO RONDON
O Projeto Rondon, idealizado e coordenado pelo Ministério da Defesa, tem como principal objetivo atender municípios com menos de 30 mil habitantes ou que tenham Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo de 7, contribuindo com a inclusão social de comunidades vulneráveis nas diversas áreas do conhecimento. A Operação tem apoio do 20º Regimento de Cavalaria Blindado e a participação das Instituições de Ensino Superior do país que são selecionadas, após submissão da proposta.


Em 2018, estão previstos 240 pessoas entre acadêmicos e professores de instituições de ensino superior (IES) para o Projeto Rondon. São selecionados para participar do Projeto estudantes dos mais variados cursos, como medicina, odontologia, esporte, agronomia. De acordo com o cronograma, durante 12 dias os municípios que assinaram o termo de cooperação receberão duas instituições com 10 integrantes cada, formado por professores e acadêmicos. Essas equipes realizarão oficinas nas mais diversas áreas, como de desenvolvimento sustentável, agricultura familiar, saneamento básico e meio ambiente.
Fotos: Chico Ribeiro

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - ACS/UFGD

Divisão de Jornalismo - Resp. Graziela Moura


COMENTÁRIOS