Alerta: carta enviada para aposentados em nome da Justiça é golpe

Notificação contém diversos erros


Por Midiamax

Um novo golpe está sendo aplicado a aposentados e pensionistas federais. Notificações que informam sobre sentença favorável com altos valores em nome do TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios) são falsas, segundo o próprio tribunal.

A fraude não é novidade. Em dezembro de 2016 o TJDFT já emitiu comunicado sobre a utilização indevida do nome de Varas Judiciais do Distrito Federal. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, as falsas notificações são enviadas de tempos em tempos, com números de telefones e e-mails diferentes.

O TJDFT informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não realiza ligações telefônicas e não envia correspondências para notificações ou solicitar qualquer espécie de depósito bancário ou pagamento. Conforme orientação da Ouvidoria do TJDFT, o órgão notifica os beneficiários apenas através oficiais de justiça.

A notificação contém diversos erros ortográficos e até jurídicos, mas que podem passar despercebidos por algumas pessoas. Uma idosa de 77 anos foi uma das pessoas que recebeu a notificação em Campo Grande. Ela teria mais de R$ 63.000,00 a ser resgatado.

Segundo um familiar, seu esposo, já falecido, era servidor federal. Questionada sobre o fato de ter entrado com ação em relação ao benefício, ela disse não se lembrar. A idosa afirmou também que outros conhecidos também receberam a correspondência semelhante.

Os familiares tentaram contato pelos telefones indicados na notificação, porém não conseguiram atendimento em nenhum deles. Além disso, a correspondência foi endereçada para a residência de uma das filhas da idosa. Tais características causaram estranhamento e levaram os familiares a suspeitar que a notificação seria uma tentativa de golpe.


COMENTÁRIOS