Risco de queimadas aumenta na região de 36 municípios

Inmet alertou que umidade relativa do ar pode chegar a menos de 20%


Correio do Estado

Incêdio em terreno acabou atingindo empresa que fica em Campo Grande, na saída para Três Lagoas - Foto: Paulo Ribas/Correio do Estado

O risco de queimadas em região que abrange 36 cidades de Mato Grosso do Sul aumentou consideravelmente com a queda da umidade do ar. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de grau de severidade de perigo, que teve início na manhã de hoje e vai até as 19h de terça-feira (29).

As áreas mais afetadas devem ser no norte, região central e leste do Estado. A umidade relativa do ar pode chegar a 12%, muito abaixo do estágio já considerado perigoso que é de 30%.

A relação de cidades que deve ser atingida por essas condições climáticas inclui Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Sidrolândia, Três Lagoas e Água Clara.

"A alta pressão que bloqueia a entrada de sistemas frontais ainda atua em grande parte do Brasil. Esse sistema mantém a baixa umidade relativa do ar à tarde e início da noite, o sol aparece entre poucas nuvens. O tempo seco ocasiona dificuldade na lubrificação da mucosa nasal e eleva o risco de queimadas, especialmente às margens das estradas", explicou a meteorologista do Inmet, Helena Turon Balbino.

Hoje, em Campo Grande, a situação crítica da baixa umidade do ar deve ter influenciado em incêndio de grandes proporções registrado em transportadora que fica na saída para Três Lagoas. Ainda haverá investigação, mas há suspeita que fogo começou em terreno e depois atingiu a empresa. Duas carcaças de carretas foram atingidas e foi preciso isolar a área.

Na previsão do tempo para hoje, Sidrolândia deve ter temperatura de até 36º C e umidade relativa do ar de 20%. Essa deve ser a mesma situação de Campo Grande, Coxim e Camapuã. Em Três Lagoas, Água Clara e Bataguassu, a temperatura máxima deve chegar a 34º C, com umidade do ar de até 25%.

"No período (entre hoje e terça), permanece essa condição de tempo seco e quente, especialmente à tarde. Na quarta-feira, o deslocamento de uma frente fria provocará aumento da nebulosidade sobre o sul do Estado. Na quinta-feira, essa frente fria já se afasta para o oceano, sem afetar significativamente o tempo", explicou Helena.

RECOMENDAÇÃO

Por conta do risco à saúde, a recomendação é que pessoas não pratiquem exercício físico e evitem muito esforço durante a tarde. A ingestão de água também precisa ser priorizada. 

Para o corpo humano manter-se hidratado, a orientação é ingestão de dois litros de água por dia. Crianças e idosos exigem atenção redobrada. Recomendação médica também indica o uso de soro fisiológico para a limpeza das vias aéreas.

LISTA DE CIDADES COM ALERTA

Alcinópolis 
Anaurilândia 
Aparecida do Taboado 
Aquidauana 
Bandeirantes 
Bataguassu 
Brasilândia 
Camapuã

Campo Grande 
Cassilândia 
Chapadão do Sul 
Corguinho 
Corumbá
Costa Rica 
Coxim 
Dois Irmãos Do Buriti

Figueirão 
Inocência 
Jaraguari 
Nova Alvorada do Sul
Nova Andradina 
Paranaíba 
Paraíso das Águas
Pedro Gomes


COMENTÁRIOS