Cidade 'Morena' comemora 118 anos hoje


Dourados News

Capital terá comemorações e tradicional corrida neste sábado- Foto: Divulgação

Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, comemora neste sábado (26), 118 anos de emancipação. A "cidade morena" como é carinhosamente conhecida pela cor de sua terra (roxa/vermelha) possui uma população estimada em 863.982 habitantes, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) referentes a 2016.

A área da unidade territorial da cidade corresponde a 8.092,951 km², a qual conta com uma vasta área verde, diversos parques e jardins, ruas e avenidas largas.

A agropecuária é um dos fortes econômicos do município. Na agricultura as principais culturas agrícolas são: soja, milho, arroz e mandioca.

A indústria extrativa, editorial e gráfica se destacam na capital que é considerada o mais importante centro econômico e social do Estado.

Conforme dados históricos, a cidade foi fundada por mineiros que vieram para a região atraídos pelos campos e clima locais. Muitos habitantes de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Nordeste, entre outros estados foram para capital, o que gera grande diversidade cultural.

Comemorações

A cidade contará com shows musicais e o desfile cívico na rua 14 de Julho, neste sábado (26), tendo em vista a celebração de aniversário.

De acordo com o G1 MS, antes do desfile, será realizada a Alvorada Festiva na Esplanada Ferroviária às 6h00.

Outra ação parte das comemorações é a tradicional Corrida do Facho, com início às 7h. Esta acontece há mais de 40 anos no município e nesta edição contará com 8 equipes, somando 96 atletas.

A largada e chegada serão na rua 14 de julho, esquina com a avenida Afonso Pena, os participantes têm que percorrer mil metros, perfazendo um total de 10 mil metros de percurso, de acordo com o site da prefeitura de Campo Grande.

A partir das 8h, a rua será passarela de associação de moradores, clubes, federações, escolas, bandas municipais e também de cidades do interior de Mato Grosso do Sul que decidiram parabenizar a capital.


COMENTÁRIOS