Policiais deixam área de confronto, mas indígenas permanecem no local


Dourados News

Nesta quinta-feira (03), policiais militares da Força Tática de Dourados e do Batalhão de Choque de Campo Grande deixaram a área de conflito por terras em Caarapó. Após a tentativa de invasão de indígenas da aldeia Tey Kuê a uma propriedade rural, na segunda-feira (31), o clima era de tensão e junto a Força Nacional, estes permaneciam em alerta no local.

Conforme o comandante do 3°Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Carlos Silva, "a situação é mais tranquila", o que possibilitou que os policiais deixassem o local.

Ele cita que os indígenas continuam nas proximidades da área, no entanto, não houveram outras tentativas de invasão.

"A Força Nacional continua no local em alerta e os indígenas aguardam representantes do MPF (Ministério Público Federal) intermediarem a situação com a Funai (Fundação Nacional do Índio)", explicou.

Ainda de acordo com o comandante, caso haja necessidade, os policiais retornarão à área.

Relembre o caso

Na tentativa de invasão, os ânimos ficaram exaltados. Os indígenas gritavam e um deles arremessou um objeto em direção a um produtor rural relembre aqui.

O grupo recuou após a chegada da polícia e da Força Nacional, no entanto, continuou a "cercar" a área. O Batalhão de Choque da Polícia Militar da Capital esteve na região, na quarta-feira (02), em apoio a Polícia Militar de Dourados.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, representantes da Funai, da Força Nacional e também lideranças indígenas locais buscam soluções para a situação.

A região é marcada por conflitos por terra. No ano passado, o indígena Clodioldo Adileu Rodrigues de Souza acabou baleado e morto durante confronto na área. A situação deixou ainda várias pessoas ficaram feridas, entre elas policiais militares relembre aqui.


COMENTÁRIOS