Dos oito deputados federais de Mato Grosso do Sul quatro votaram pelo arquivamento da investigação do presidente Michel Temer (PMDB) por corrupção e outros quatro pelo prosseguimento da denúncia.

 

Os deputados Carlos Marun (PMDB), principal aliado do presidente, Elizeu Dionízio (PSDB), Geraldo Resende (PSDB) e Tereza Cristina (PSB) votaram “sim”, pelo arquivamento da acusação.

 

Marun declarou que confia na inocência do presidente e disse que acredita que Temer está governando bem o país. “Confio na inocência do presidente porque acredito que está governando bem o Brasil. Este relatório nada tem em termos de prova, voto sim ao relatório”, disse durante a declaração de voto.

 

Em nota, Geraldo Resende informou que “num momento em que o Brasil aponta para o fim da recessão mais severa que já viveu em toda sua história, não poderia me posicionar contra esse movimento positivo da economia”. Ele disse ainda que consultou prefeitos, vereadores, líderes da sociedade civil, empresários e eleitores para decidir o voto.

 

Votaram “não” os deputados Dagoberto Nogueira (PDT), Vander Loubet (PT), Zeca do PT e Luiz Henrique Mandetta (DEM).

 

Denúncia

Com base nas delações de executivos do grupo J&F, que controla a JBS, Temer foi denunciado em junho ao Supremo Tribunal Federal pela Procuradoria-Geral da República por corrupção passiva. O STF só poderá analisar a denúncia, porém, se a Câmara autorizar.