HU-UFGD abre curso para formação de doulas comunitárias

Projeto visa oferecer o serviço com equipe vinculara à Associação de Voluntários do hospital


Assessoria

A partir da próxima segunda-feira, 15 de maio, estão abertas as inscrições para solicitar participação no Curso de Formação de Doulas Comunitárias do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD).

O curso é gratuito e visa formar equipe de doulas voluntárias para atuar no HU-UFGD em escalas de plantão, inicialmente no período noturno, aos finais de semana e feriados.

O projeto é uma parceria do hospital com a Associação de Voluntários do HU (AVHU-UFGD) e o Grupo de Apoio ao Parto Humanizado (GAPH) de Dourados, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) e do Sindicato Regional de Agentes Comunitários de Saúde e Combate a Endemias de Dourados (Sindracse).

O curso é destinado preferencialmente a mulheres com idade mínima de 30 anos, que já tenham filhos e tenham tido experiências positivas com a gestação e o parto, que tenham afinidade com o trabalho voluntário ou comunitário e não tenham formação profissional na área da Saúde.

Agentes Comunitárias de Saúde, lideranças comunitárias, mulheres da comunidade e doulas já formadas também podem solicitar inscrição, desde que atendam ao critério de não ser profissional da Saúde. No caso das doulas já formadas, será necessário cursar apenas os módulos específicos que abordam o trabalho voluntário e os protocolos do HU-UFGD.

Serão cinco módulos, ofertados aos finais de semana, num total de 80 horas, incluindo módulo de prática supervisionada. O início está previsto para o dia 5 de agosto. Ao final do curso, a doula comunitária receberá certificado conjunto pela AVH-UFGD e GAPH, com declaração de conclusão emitida pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HU-UFGD.

O prazo para solicitar inscrição no Curso de Formação de Doulas Comunitárias se encerra no dia 31 de maio e a seleção das candidatas será realizada nos meses de junho e julho, por meio de entrevista presencial.

Para preencher o formulário de solicitação de inscrição, acesse https://goo.gl/7jvIIP. Mais informações podem ser obtidas nas Unidades Básicas de Saúde, com os Agentes Comunitários de Saúde, pelo telefone (67) 3410-3046 ou pelo emaildoulascomunitarias.hu@gmail.com.

O que faz uma doula?

 

As Doulas Comunitárias do HU-UFGD vão assistir as mulheres que chegarem ao hospital e desejarem o serviço, desde o momento da consulta para internação até o pós-parto imediato. De início, as doulas estarão disponíveis apenas no período noturno e aos finais de semana e feriados.

A palavra "doula" vem do grego "mulher que serve". Nos dias de hoje, aplica-se às mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto. Antes do parto, a doula orienta o casal sobre o que esperar do parto e pós-parto. Explica os procedimentos comuns e ajuda a mulher a se preparar, física e emocionalmente para o parto, das mais variadas formas.

Durante o parto a doula funciona como uma interface entre a equipe de atendimento e o casal. Ela explica os complicados termos médicos e os procedimentos hospitalares e atenua a eventual frieza da equipe de atendimento num dos momentos mais vulneráveis de sua vida. Ela ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto e parto, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, relaxamento, etc.

A doula não substitui o pai (ou o acompanhante escolhido pela mulher) durante o trabalho de parto, muito pelo contrário. O pai muitas vezes não sabe bem como se comportar naquele momento. Não sabe exatamente o que está acontecendo, preocupa-se com a mulher, acaba esquecendo de si próprio. Não sabe necessariamente que tipo de carinho ou massagem a mulher está precisando nessa ou naquela fase do trabalho de parto.

Eventualmente o pai sente-se embaraçado ao demonstrar suas emoções, com medo que isso atrapalhe sua companheira. A doula vai ajudá-lo a confortar a mulher, vai mostrar os melhores pontos de massagem, vai sugerir formas de prestar apoio à mulher na hora da expulsão, já que muitas posições ficam mais confortáveis se houver um suporte físico.

O que a doula não faz?

 

A doula não executa qualquer procedimento médico, não faz exames, não cuida da saúde do recém-nascido. Ela não substitui qualquer dos profissionais tradicionalmente envolvidos na assistência ao parto. Também não é sua função discutir procedimentos com a equipe ou questionar decisões.


COMENTÁRIOS