Compras na internet aumentam e reclamações também


Dourados Agora

As compras feitas pela internet têm crescido no país e, junto com elas, as reclamações. O Procon tem alertado para que os consumidores pesquisem bem as empresas que oferecem este serviço para não deixarem de presentear no Natal. Segundo Rozemar Matos, diretor do Procon de Dourados, após as datas comemorativas, as reclamações sobem no Procon.

 

Rozemar explica que não há uma legislação específica que pune estas empresas. “Nosso conselho é para que as pessoas não arisquem em compras pela internet no Natal, que é uma data tão importante e que deixa muitas pessoas chateadas, caso o presente não chegue a tempo. Mas se optar por esse meio, e recomendável que o consumidor analise a reputação online do fornecedor”, ressaltou o diretor do Procon.

 

As empresas que oferecem serviços apenas pela internet, já aparecem entre as que mais recebem reclamações no Procon, algo que tem aumentado gradativamente. Um ponto importante que Rozemar alerta, é quanto ao direito dos consumidores que adquirem produtos pela internet.

 

“Os direitos são os mesmos dos que vão a loja física e realizam a compra. Caso ele não queira ficar com o produto, a pessoa tem até sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento para desistir do contrato, sempre que a contratação acontecer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone, internet ou a domicílio”, enfatizou Rosemar.

 

Na própria internet é possível verificar se o site que oferece o serviço possui um histórico de reclamações. Em site como o Reclame Aquí é possível ter referência da qualidade dos serviços prestados pela empresa.

 

Compras feitas pela internet têm crescido no país e, junto com elas, as reclamações

COMENTÁRIOS