Vereadora Zenaide Espindola realiza um debate com as artesãs e artesãos de Laguna Carapã

“O artesanato têm dimensões socioculturais e também dimensões econômicas”


Assessoria

É uma reivindicação antiga das artesãs (os) Lagunense, a construção da casa do artesão. Na reunião realizada no dia vinte dois no plenário da Câmara Municipal Alexandrino Marques para debater e fomentar juntos a realização deste projeto a casa do artesão. Contando com a presença da Secretária de assistência social Vera Lorenzoni Bilibio, Vereador Alex Cordeiro, Marcio Gutierres, Ademar Dalbosco, Maria Mattoso, e convidados Sr. Max, Professora Alessandra Ribas, e as artesãs que abrilhantaram o encontro expondo algumas peças.

A riqueza do artesanato de Laguna Carapã/MS, ele é diverso e é rico tanto pelas matérias primas que emprega, quanto aos objetos que são confeccionados divido a realidade que são vividas por aqueles que o produzem.

Por que se faz ou para quem se faz um objeto artesanal? Vai desde a necessidade mais imediata de sobrevivência, dede o instrumento que é feito para o trabalho ou para o conforto: como um tapete, uma colcha, uma cuia de tereré ou chimarrão, até objetos de significados muito mais amplos, como o laço que é utilizado pelos laçadores, o brasão do pé de soja solteiro. Tudo isso reflete uma diversidade muito grande e Laguna Carapã e toda sua extensão territorial tem esse campo é extremamente rico.

Finalizando sua fala a Vereadora juntamente com os outros parlamentares vai buscar junto à bancada Estadual uma emenda parlamentar para realização deste sonho.


COMENTÁRIOS