Comissão vota reforma da previdência até abril, garante Carlos Marun

Deputado de MS foi eleito presidente da comissão especial na Câmara


Correio do Estado

Carlos Marun presidirá comissão especial na Câmara Federal - Foto: Divulgação

O deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS) foi eleito, na tarde desta quinta-feira (09), presidente da Comissão Especial da Reforma da Previdência (PEC 287/16). Indicado pela bancada do PMDB, Marun é um dos aliados mais fiéis de ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que hoje está preso por envolvimento na Operação Lava Jato.

Ao Jornal Estado de Minas, o parlamentar disse que vai conduzir as discussões de forma "serena", mas ao mesmo tempo "firme e metódica" para que os trabalhos sejam concluídos "o mais rápido possível".

Sobre a alegação de que tenha sido nomeado para o posto com o objetivo de acelerar a tramitação da PEC, Marun foi enfático: “"Alguém ouviu falar que eu sou por acaso o Fittipaldi para acelerar? Também não sou Barrichello, que é um grande piloto, mas não sou eu nenhum acelerador", disse, em referência a Emerson Fittipaldi, um dos pilotos brasileiros mais vitoriosos da Fórmula 1, e Rubens Barrichello, piloto que constantemente era alvo de piadas pela suposta "lentidão" nas pistas.”

Marun declarou que acredita ser possível votar a proposta na comissão até abril. O colegiado tem prazo máximo de até 40 sessões do plenário para concluir os trabalhos.

PROPOSTA DO GOVERNO

Entre outros pontos, o governo propôs:

Idade mínima de 65 anos para o cidadão se aposentar;

Aposentadoria integral após 49 anos de contribuição;

Prazo mínimo de contribuição para o INSS de 25 anos.

Quem será afetado?

Todos os trabalhadores ativos. Homens a partir de 50 anos e mulheres com 45 anos ou mais serão enquadrados em normas mais suaves, mas com tempo adicional para requerer o benefício. Aposentados e aqueles que completarem os requisitos para pedir o benefício até a aprovação da reforma não serão afetados.


COMENTÁRIOS