Vereador mais votado de Ladário aguarda transferência para presídio

Policiais federais conduziram hoje duas pessoas para depor


Correio do Estado

Vários documentos foram apreendidos durante operação - Foto: Divulgação/PF

Eurípedes Zaurízzio de Jesus, 44 anos, aguarda transferência para presídio estadual depois de ser preso por corrupção eleitoral, falsidade ideológica e agiotagem em Ladário. Investigadores da Polícia Federal confirmaram que o vereador eleito pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) reteve documentos de eleitores e pagou até R$ 200 por voto. Se condenado, pode ficar 11 anos preso.

Cinco pessoas confirmaram o modus operandi, que consistia na retenção de cartões magnéticos do Bolsa Família e carteiras de trabalho de famílias em situação de vulnerabilidade social. O vereador, mais votado do município, teria perdoado durante dois meses juros mensais de 30% em troca de votos.

Prisão preventiva se estendeu a um assessor do então candidato, que não teve nome revelado. Outras duas pessoas foram conduzidas coercitivamente a prestar depoimento na Delegacia de Polícia Federal de Corumbá, que mobilizou 15 agentes para cumprir os mandados.

De acordo com investigadores, a denúncia chegou depois das eleições. Na primeira fase da Operação Anatocismus – traduzida como usura ou agiotagem – foram apreendidos documentos de identificação, cartões do Bolsa Família, além de contas de água e luz em nome de terceiros.

Apuração apontou que o indiciado explorou pessoas de baixa renda, em clara vulnerabilidade econômica e social, retendo cartão magnético do programa social e respectiva senha para efetuar saques a fim de cobrir percentual de 30% mensais cobrados pelos empréstimos ilegais.

Mandados foram autorizados pela Justiça Eleitoral e muitas pessoas teriam se beneficiado do esquema, sendo que parte delas é tratada como vítima ao colaborar com a investigação.


COMENTÁRIOS