Ministro relator da Lava Jato morre em queda de avião no litoral de Paraty

Teori Zavascki, 68 anos, estava de férias; filho confirmou morte


Correio do Estado

Ministro do STF, Teori Zavascki, morreu em queda de avião - Foto: Divulgação/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator da Lava Jato na Corte, Teori Zavascki, morreu hoje, aos 68 anos, vítima de acidente de avião.

A aeronave caiu na tarde desta quinta-feira (19) no mar de  Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro. Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente foi próximo à Ilha Rasa. O aeroporto do litoral informou que o avião saiu de São Paulo (SP) e caiu a 2 km de distância da cabeceira da pista. De acordo com a FAB (Força Aérea Brasileira), quatro pessoas estavam a bordo.

O Corpo de Bombeiros informou por volta das 17h30 (horário de Brasília) que três pessoas morreram. O filho deo ministro, Francisco Prehn Zavascki, confirmou a morte do pai pelo Facebook.

"Caros amigos, acabamos de receber a confirmação de que o pai faleceu! Muito obrigado a todos pela força!",escreveu Francisco em sua rede social, às 18h05 (horário de Brasília).

Teori era o relator da Lava Jato na Corte e e estava previsto para fevereiro receber a homologação dos acordos de delação da Odebrecht.

O ministro estava de férias e retornaria ao trabalho nos primeiros dias do próximo mês. Cabia ao ministro retirar o sigilo de cerca de 900 depoimentos, depois da homologação. Essa medida foi pedida pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

REPERCUSSÃO

O presidente Michel Temer já foi informado sobre a morte do ministro, bem como a presidente do STF, ministra Carmém Lúcia. O site oficial do Supremo está fora do ar, mas a Veja divulgou que o corpo de Teori será velado em Brasília, depois levado para Santa Catarina.

HISTÓRICO

Natural de Faxinal dos Guedes (SC), Teori também foi ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), presidiu o Tribunal Regional Federal da 4ª região (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) entre 2001 a 2003 e atuou como juiz do Tribunal Regional Eleitoral na década de 1990.

Ele ingressou na carreira jurídica em 1971, em Porto Alegre (RS), como advogado concursado do Banco Central, onde atuou por sete anos. No anos 80, o magistrado se transferiu para a superintendência jurídica do Banco Meridional do Brasil.

BUSCAS

Por volta de 14h50 (horário de Brasília), a Polícia Militar havia disponibilizado uma lancha para auxiliar nas buscas. A Capitania dos Portos e o Corpo de Bombeiros também trabalhavam no resgate.

Segundo moradores da região, no momento do acidente chovia forte em Paraty. "Eu não vi o momento do acidente só senti um cheiro muito forte de combustível. De onde estou, consigo ver o resgate. Tem uma pessoa tentando sair da aeronave que parece ser de pequeno porte", contou Rosália Ramos Lima, proprietária de uma pousada e restaurante da ilha.

A assessoria de comunicação da Infraero confirmou ao G1 que a aeronave prefixo PR-SOM, modelo Hawker Beechcraft King Air C90, decolou às 13h01 (de Brasília) do Campo de Marte, em São Paulo (SP), com destino a Paraty. A aeronave é de pequeno porte e tem capacidade para oito pessoas.

O dono e operador da aeronave é o hotel Emiliano, segundo informações de abril de 2016 disponíveis no Registro Aeronáutico Brasileiro, documento divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil que reúne uma relação de todas as aeronaves brasileiras certificadas pela Anac. O G1 procurou a assessoria de imprensa do grupo Emiliano Empreendimentos e eles não tinham informações sobre o acidente.

Às 15h50 (de Brasília), uma equipe do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) estava se dirigindo ao local para apurar as causas do acidente.

MORTOS

Os Bombeiros já confirmaram que no avião que caiu em Paraty também estavam o empresário Carlos Alberto Filgueiras, 69 anos, dono do Hotel Emiliano, que fica na zona sul de São Paulo e era o proprietário da aeronave.

O piloto Osmar Rodrigues, 56 anos, foi outro que morreu no acidente. Há informações desencontradas que haveria mais uma ou duas pessoas. Uma delas é uma mulher, que ainda estava viva quando chegou o resgate.


COMENTÁRIOS