Palmeirense desengasga e grita é campeão

Alviverde bate Chapecoense e conquista o título do Campeonato Brasileiro pela nona vez na história


Band

Fabiano comemora o gol anotado com os seus companheiros Foto: Ale Cabral/Agif/Estadão Conteúdo

O dia 27 de novembro de 2016 ficará guardado na memória do torcedor palmeirense. Depois de 22 anos, o clube voltou a conquistar o título do Campeonato Brasileiro. O nono caneco da história chegou após a vitória diante da Chapecoense por 1 a 0, pela 37ªrodada, em duelo disputado no Allianz Parque, diante de 40.900 torcedores, recorde – a renda foi de R$ 4.171.317,26.

Foi o primeiro título do Palmeiras na era dos pontos corridos. Com 77 pontos, o clube não pode mais ser alcançado na última rodada, em que enfrentará o Vitória, no Barradão, apenas para cumprir tabela.

O Palmeiras também foi campeão em 1972, 1973, 1993 e 1994. Os outros títulos brasileiros foram conquistados com a unificação dos troféus realizada pela CBF – em 1960 e 1967 (Taça Brasil) e 1967 e 1969 (Torneio Roberto Gomes Pedrosa). Além disso, o alviverde possui três Copas do Brasil (1998, 2012 e 2015), o que dá um total de 12 torneios nacionais.

Desde o início do Brasileirão, o técnico Cuca pregou que o Palmeiras se tornaria o campeão. E ele estava certo. A regularidade do alviverde ao longo da competição foi impressionante. O time perdeu apenas uma partida em casa, teve a melhor defesa, a maior sequência invicta (15 jogos), um dos melhores ataques e uma das melhores campanhas como visitantes.

Um dos méritos do treinador ao longo do Brasileirão foi acertar a marcação do alviverde, setor altamente vulnerável com os dois últimos treinadores, Oswaldo de Oliveira e Marcelo Oliveira. Além disso, ele conseguiu resgatar o futebol de Moisés e armar um ataque altamente mortal com Gabriel Jesus, Dudu e Roger Guedes.

O desempenho diante da Chapecoense foi o reflexo de toda a campanha. Com calma, o alviverde controlou o jogo e chegou ao gol com naturalidade aos 25 minutos do primeiro tempo, em belo toque do lateral Fabiano, que encobriu o goleiro.

No mais, o que valeu foi a festa dos torcedores. Uma gigantesca explosão de alegria tomou conta do Allianz Parque ao final do duelo. E essa comemoração promete se estender pela cidade, apesar dos confrontos registrados nas ruas ao redor da arena.


COMENTÁRIOS