Novo terremoto atinge a região central da Itália

Região é a mesma afetada por fortes tremores, de até 6,6 de magnitude



Um novo terremoto de magnitude 5,0 atingiu novamente a região central da Itália na manhã desta quinta-feira (3), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), na sigla em inglês, na mesma região afetada por fortes tremores recentes.

O tremor ocorreu a 10 km de profundidade e seu epicentro foi a 51,5 km a sudeste de Perugia, na região de Umbria, e a 4 km de Pieve Torina, um vilarejo de 1.500 habitantes na província de Macerata.

Um sismo dessa magnitude é considerado moderado e capaz de causar danos consideráveis, e a pequena profundidade pode ampliar o tremor na superfície.

Não há informações de mortos ou feridos até o momento.

Terremotos de magnitude 4,9, 5,5 e 6,0 atingiram a área em 26 de outubro, seguido por outro, de 6,6, no domingo (30) -- este, o maior tremor a atingir o país em 36 anos.

Em 24 de agosto, outro sismo, de magnitude 6,2, deixou 297 mortos na mesma região. O tremor de Áquila, que matou mais de 300 pessoas em 2009, teve 6,3 de magnitude.

Sismo de domingo
Quase 8 mil pessoas foram atendidas pela defesa civil italiana no último grande tremor. Não houve mortos, mas dezenas de pessoas ficaram feridas, segundo o chefe da Defesa Civil italiana, Fabrizio Curcio.

O tremor causou o colapso de mais construções e igrejas históricas em pequenas cidades e vilarejos atingidos pelos tremores dos dias anteriores.

Em Norcia, a Basílica de San Benedetto, construída no século XIV, ficou parcialmente destruída. Segundo a lenda, foi construída sobre o local de nascimento de São Bento, fundador da Ordem Beneditina, nascido em 480.

O premiê italiano, Matteo Renzi, prometeu reconstruir casas e igrejas destruídas pelo abalo.

Fonte: Agência de Notícias/CN

 

COMENTÁRIOS