Nos pênaltis, Brasil supera traumas e leva o tão sonhado ouro inédito

Em final dramática contra a Alemanha, Brasil faz 5 a 4 nos pênaltis depois do empate por 1 a 1; Weverton brilhou e Neymar fez o gol do título


Band

Neymar fez o gol do Brasil no jogo (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

Enfim, acabou a espera. Demorou muito além do esperado, mas a seleção pentacampeã mundial de futebol finalmente conquistou o único título que ainda faltava na galeria. Depois de várias tentativas frustradas com gerações de grande potencial, o tão aguardado ouro olímpico saiu em casa, nos Jogos Rio 2016. E com direito a muita emoção. Neste sábado, no Maracanã pintado de verde e amarelo, o Brasil derrotou a Alemanha nos pênaltis por 5 a 4 depois do empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação. É o fim o trauma depois de três vices, em Los Angeles 1984, Seul 1988 e Londres 2012, isso sem falar nas outras quedas nas semis e quartas de final.

A pressão para ganhar o título em casa era enorme. Os rivais não eram considerados fortes e a seleção contava com sua grande estrela, Neymar, que até abriu mão de disputar a Copa América do Centenário para liderar o jovem time na campanha olímpica. O início foi complicado, com empates sem gols contra África do Sul e o Iraque. A evolução apareceu na rodada decisiva da fase de grupos, na goleada por 4 a 0 sobre a Dinamarca.


COMENTÁRIOS