Palmeiras bate Vitória, retoma ponta e 'seca' Corinthians

Santos tropeçou no lanterna e pode terminar rodada fora do G4


Gazetams

Cleiton Xavier comemora o segundo gol palmeirense no Allianz Parque (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras)

O equilíbrio da Série A do Campeonato Brasileiro provocou novas mudanças nas primeiras posições nesta 19ª rodada, que ainda não terminou e fecha o primeiro turno. O Palmeiras retomou provisoriamente a liderança que passou nas mãos do Corinthians, estava com o Santos e espera os jogos desta segunda para saber se seguirá na primeira posição. Para manter a liderança, o Verdão precisa de um tropeço corinthiano contra o Cruzeiro. O Atlético-MG também joga e pode provocar novas mudanças no G4.

A primeira mudança na ponta aconteceu já no primeiro jogo da rodada, no sábado. O Flamengo recebeu o Atlético-PR, em Cariacica-ES, e venceu por 1 a 0, saltando para a ponta. O gol foi marcado pelo argentino Macuello aos 16 minutos do segundo tempo ao completar de letra cruzamento de Fernandinho. A vitória deixou os cariocas com 34 pontos, deixando, no momento, Santos, Palmeiras e Corinthians, todos com 33, para trás.

No domingo, a posição do Flamengo poderia cair já no primeiro jogo. Pela manhã, o Santos foi à Belo Horizonte-MG enfrentar o lanterna América-MG como favorito, mas um gol de Juninho, aos 44 minutos do segundo tempo, deu aos mineiros a terceira vitória no campeonato, ainda insuficiente para tirar o time da última posição, mas que pode, de acordo com os resultados dos dois jogos desta segunda, tirar o ex-líder até do G4.

Depois foi a vez de outro time que poderia tirar a liderança flamenguista entrar em campo e desta vez não adiantou torcer contra. No Allianz Parque, o Palmeiras recebeu o Vitória-BA para se recuperar de três jogos sem vitória. Com apoio de 30 mil torcedores, o Verdão perdeu pênalti com Jean, mas Lucas Barrios abriu o placar aos 36 minutos da etapa inicial. Aos 10 do segundo, Cleiton Xavier marcou o segundo, mas um gol contra de Thiago Martins aos 29 diminuiu a diferença, mas o placar de 2 a 1 foi definitivo, levando o Palmeiras para 36 pontos.

Outro que se recuperou na rodada foi o São Paulo ao bater o Santa Cruz-PE, no Estádio do Arruda, por 2 a 1. Andrés Chávez marcou os dois gols dos paulistas, um no primeiro, outro no segundo tempo, deixando para Keno, quase no final do jogo, descontar. O Coritiba deu um passo considerável contra a zona de rebaixamento ao bater a Ponte Preta por 3 a 1, gols de Kléber Gladiador, Luccas Claro e Juan, com Rhayner descontando para o time de Campinas.

No Beira Rio, o Internacional, sem vencer desde a oitava rodada, recebeu o Fluminense e ficou no empate em 2 a 2, para desespero da torcida colorada que viu o time liderar a competição no início e agora já se preocupa com a zona de rebaixamento. Gustavo Scarpa marcou para o Tricolor logo no início do jogo, mas Seijas empatou pouco antes do intervalo. No segundo tempo, Scarpa marcou outro e Fernando Bob empatou para os gaúchos, fechando o placar. Para encerrar o domingo, Figueirense e Sport-PE empataram em 1 a 1, gols de Carlos Alberto e Túlio de Melo.

Nesta segunda (7), os dois últimos jogos que podem mudar tudo nas primeiras posições. No Independência, às 19h, o Atlético-MG recebe a Chapecoense-SC e, se vencer, entra pela primeira vez no G4. Já no Pacaembu, às 19h30, o Corinthians enfrenta o Cruzeiro pensando na liderança. Para isso, precisa de uma vitória por uma diferença de três gols, igualando a pontuação do Palmeiras, mas com um saldo maior que o rival.


COMENTÁRIOS