Em MS, mais de 137 mil vão passar no 'raio-x' do Bolsa Família



A operação “pente-fino” no cadastro dos beneficiários do Bolsa-Família, que está sendo realizada em todo o país, deve alcançar 137.108 famílias em Mato Grosso do Sul. Este é o número benefícios pagos em junho deste ano no Estado, em que o valor total foi de R$ 21.351,026.00.

 

Campo Grande é a cidade com maior número de beneficiários do programa em MS, com 27.009 famílias. Corumbá e Ponta Porã têm juntas 14.364 cadastrados enquanto Dourados e Três Lagoas têm 6.797 e 4.573, respectivamente.

 

A assessoria de imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) não informou quantas pessoas perderam o benefício neste ano em decorrência de fraudes porque “o processo de atualização cadastral ainda está ocorrendo”.

 

RAIO-X

Quem fiscaliza a destinação da verba do Bolsa-Família é a Controladoria-Geral da União, atual Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (MTFC), em ações que costumam ocorrer duas vezes ao ano nos municípios sorteados.

 

Mas depois das suspeitas de irregularidades no programa, que superam R$ 4 bilhões, uma força-tarefa foi criada para identificar quatro perfis de falsos beneficiários: empresários, doadores de campanha, servidores públicos e até pessoas que já morreram.

 

As ações são coordenadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), com apoio do Ministério Público Federal e do Tribunal de Contas da União (TCU) e envolvem ainda agentes da Receita Federal; Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle; Ministério do Planejamento e Ministério da Fazenda.

fONTE: Correio do Estado


COMENTÁRIOS