Cristiano Ronaldo decide e coloca Portugal na final

CR7 marcou um gol e deu uma assistência no triunfo por 2 a 0 sobre o País de Gales pela semifinal da Euro


Band

De cabeça, CR7 abriu o placar em Lyon Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters

Após 12 anos, Portugal está de volta à final da Eurocopa. Com atuação decisiva de Cristiano Ronaldo, os lusos venceram o País de Gales por 2 a 0, em Lyon, e garantiram vaga na decisão. A equipe do técnico Fernando Santos terá a chance de vingar a derrota em casa para a Grécia, em 2004, contra Alemanha ou França, que se enfrentam nesta quinta-feira, às 16h, com transmissão ao vivo da Band, pela outra semifinal da competição.



OS GOLS

Cristiano Ronaldo (Portugal) – 5 minutos do 2º tempo – Em escanteio curto, João Mário ajeita para Raphael Guerreiro cruzar. Na linha da pequena área, Cristiano Ronaldo sobe mais alto que a defesa e cabeceia com força no gol de Hennessey, que não teve chances de defender.



Nani (Portugal) – 8 minutos do 2º tempo – Cristiano Ronaldo fica com sobra na entrada da área, pela direita, e arrisca chute. O craque não pega bem na bola, mas Nani aparece com oportunismo para desviar de carrinho e enganar o goleiro galês.



ANÁLISE DO REPÓRTER DO PORTAL DA BAND

O primeiro tempo foi equilibrado. Portugal adotou uma postura mais ofensiva, atuando no campo do adversário, enquanto os galeses apostavam nos contra-ataques. Apesar de ter a posse, os lusos esbarravam na barreira adversária e se limitavam a cruzamentos para Cristiano Ronaldo. Gales, por sua vez, assustava mais, principalmente com Gareth Bale, que chegou a levar perigo em uma cobrança de escanteio ensaiada e em uma arrancada de trás do meio de campo. Se na etapa inicial a estratégia lusa não funcionou, na complementar ela foi efetiva em cinco minutos, quando o cruzamento de Raphael Guerreiro achou a cabeça de CR7. Os galeses mal tiveram tempo para assimilar o golpe e já tomaram outro: aos oito, Nani ampliou após chute errado de Cristiano Ronaldo. Em desvantagem, o técnico Chris Coleman até tentou lançar o País de Gales à frente com substituições, mas sua equipe só ficou mais desorganizada e deu espaços ainda maiores para os lusos, que quase ampliaram com Danilo e Cristiano Ronaldo.



O CRAQUE

Cristiano Ronaldo – Quem mais? Teve um primeiro tempo apagado, mas apareceu com destaque nos lances dos dois gols lusos ao abrir o placar e dar a assistência (mesmo que involuntária) para Nani ampliar. De quebra, marcou seu nono gol em Euros e igualou o recorde do francês Michel Platini.



O PERNA DE PAU

Andy King
– Com a suspensão de Ramsay, coube ao meia do Leicester substituir o camisa 10 da seleção do País de Gales. Mas o jogador do Leicester ficou muito aquém do esperado e não foi capaz de organizar a equipe e criar chances de perigo. Com a ineficácia do setor, os galeses tiveram muitas dificuldades para levar perigo ao goleiro Rui Patrício.


COMENTÁRIOS