Hamilton vence no Canadá em erro estratégico da Ferrari


MotorSport/DA

Foto: MotorSport

O piloto britânico Lewis Hamilton venceu neste domingo sua segunda corrida seguida em 2016 e sua 45ª na carreira no GP do Canadá. Exatos nove anos após ganhar pela primeira vez na Fórmula 1, ele se aproveitou de uma estratégia de uma parada para superar Sebastian Vettel, que o passou na primeira curva e fez duas paradas.

Largando de terceiro, o alemão superou as duas Mercedes na saída. Porém, parou logo na volta 11 quando o Safety Car Virtual neutralizou a prova. Ele tentou ser mais rápido com os pneus supermacios, mas não pôde ficar na frente da estratégia mais eficiente de uma parada da Mercedes. Hamilton ficou mais da metade da corrida (46 voltas) com o pneu macio.

E foi também com uma estratégia de uma parada que a Williams conquistou seu primeiro pódio do ano com Valtteri Bottas. O excelente resultado foi conquistado após uma briga ferrenha entre Verstappen e Rosberg atrás. O alemão, líder do campeonato agora por apenas nove pontos (eram 24 no início desta prova), foi tocado por Hamilton na primeira curva e caiu para décimo. Ele se recuperou para o quinto lugar, uma posição atrás de Max Verstappen.

O brasileiro Felipe Massa acompanhou o ritmo de seu companheiro de equipe Valtteri Bottas no início da prova. Porém, com as paradas, o piloto foi se afastando até abandonar a corrida na volta 37. Foi a primeira prova em 2016 que Massa não pontuou.

Felipe Nasr teve apenas participação discreta no GP do Canadá. O brasileiro acabou sendo acertado por Kevin Magnussen na primeira volta e rodou. Ele chegou em 18º.

A corrida

Na largada as duas Mercedes saíram mal. Vettel assumiu a ponta e Rosberg tentou passar Hamilton por fora. O inglês jogou o alemão fora da pista e Nico acabou caindo para décimo lugar na primeira volta. Na primeira volta o top-10 era Vettel, Hamilton, Verstappen, Ricciardo, Raikkonen, Bottas, Massa, Hulkenberg, Alonso e Rosberg.

Rosberg superou Alonso, mas teve dificuldade para passar Hulkenberg. Com 11 voltas, o primeiro piloto a abandonar foi Jenson Button, com problemas no motor. O Safety Car Virtual neutralizou a corrida, e a Ferrari aproveitou para ir aos boxes.

Vettel retornou forte na quarta posição e passou as duas Red Bulls na pista. Quando Hamilton parou, o alemão voltou à liderança. Na metade da corrida, Vettel liderava com Hamilton, Verstappen, Raikkonen, Ricciardo, Bottas, Rosberg e Massa atrás.

Massa abandonou a corrida na volta 37, quando Ricciardo foi para os pits. Com o novo pit stop de Vettel, Hamilton voltou a liderar a corrida. O alemão voltou a baixar a diferença para o britânico.

No entanto, com dois erros na última chicane, Vettel não conseguiu chegar em Hamilton, que ganhou sua segunda seguida.

A próxima etapa da Fórmula 1 acontece na próxima semana, no Azerbaijão. Será a primeira visita da categoria ao circuito de rua localizado em Baku.


COMENTÁRIOS