Divulgado Edital de Chamamento Público do Serviço de Família Acolhedora em Laguna Carapã

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Laguna Carapã - MS, torna público o processo de inscrição e seleção de novas famílias, para implementação do serviço de acolhimento na modalidade Família Acolhedora.


Laguna Informa
Foto: Ilustração

Secretaria de Ação Social de Laguna Carapã seleciona famílias que queiram acolher.

Com objetivo de selecionar, 10 (dez) Famílias da comunidade local interessadas em participar do serviço de acolhimento Família Acolhedora, destinada ao atendimento de crianças e/ou adolescentes de ambos os sexos, em situação de risco pessoal e social, sob medida protetiva, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Secretaria Municipal de Assistência Social, divulgou no Diário Oficial, nesta segunda-feira, 23, o período de inscrição, critérios e seleção das famílias.

Família Acolhedora é um serviço que organiza o acolhimento de crianças e adolescentes afastados da família de origem mediante medida protetiva, em residência de famílias acolhedoras. O acolhimento deve ocorrer paralelamente ao trabalho com a família de origem, com vistas à reintegração familiar. As pessoas interessadas em abraçar o Projeto terão 30 dias a partir da publicação deste ato para se inscrever e as condições são as seguintes:

1- Residir no Município;

2 - Ter entre 24 e 65 anos, não importando seu estado civil;

3 - Apresentar condições de saúde e moradia favoráveis para acolher;

4 - Comprovar renda familiar de no mínimo 01 (um) salário mínimo;

5 - Ter disponibilidade de tempo;

6 - Garantir a frequência escolar;

7 - Não estar respondendo a processo judicial ou inquérito policial;

8 - Não haver presença de transtornos psiquiátricos e/ou dependência química;

9 - Garantir às crianças e adolescentes a frequência no SCFV oferecidos na rede socioassistencial de atendimento;

10- Garantir às crianças e adolescentes a participação e acompanhamento a todos os serviços de saúde oferecidos pelo Município;

XI - Estar de acordo com as cláusulas do Contrato de Responsabilidade de Família Acolhedora.

O cadastramento das famílias interessadas será efetuado no CREAS localizado na Rua Gabriel Cabral, 599 – Centro – Laguna Carapã/MS. Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone: (67) 3438-1780.

Período: 30 dias a partir do dia 24 de Maio de 2016.

Local: Creas – Rua Gabriel Cabral , nº 599 – centro – TEL.: 3438-1780

Após a aceitação da inscrição, o interessado passará pelas seguintes etapas Avaliação Documental: Avaliação dos documentos apresentados pelas famílias, para fins de verificar a procedência, bem como, com os critérios estabelecidos nesse edital. Caso a(s) família(s) participante(s) não apresente os documentos em consonância com o exigido, será desclassificada. Avaliação Técnica (psicossocial): Avaliação para verificação se a(s) família(s) inscrita(s) como potencial acolhedora preenche os requisitos necessários à função. Nesta etapa a(s) família(s) deverá passar por um estudo psicossocial, que será realizado através de entrevistas individuais e coletivas, dinâmicas de grupo, visitas domiciliares e outras ferramentas que se fizerem necessárias. Somente as famílias aprovadas na primeira etapa participarão deste processo. Validação: Encaminhamento da relação de famílias acolhedoras selecionadas, juntamente com a respectiva documentação para validação junto a Promotoria da Infância e Adolescência desta Comarca. Divulgação da relação das famílias selecionadas.


COMENTÁRIOS