Chuva de meteoros acontece na próxima madrugada e será visível no Brasil



Uma chuva de meteoros, formada pela poeira do cometa Halley, acontece na próxima madrugada, de quinta para sexta-feira (6). Estrelas cadentes poderão ser vistas nos hemisférios norte e sul (portanto, serão visíveis no Brasil), mas não nos polos do planeta. 

 

O fenômeno acontece anualmente, quando a atmosfera terrestre encontra resquícios espaciais no trajeto do cometa, e é chamado Eta-Aquarídeos.

 

A chuva de meteoros, inofensiva para a Terra, acontece até o próximo dia 28 de maio, mas o pico é na próxima madrugada, a partir das 2h da manhã até o amanhecer. 

 

Não é preciso utilizar equipamentos especiais para observar as estrelas cadentes, basta olhar para o céu durante algum tempo para poder avistá-las. No entanto, as nuvens podem atrapalhar o show cósmico – e o ideal é estar em uma cidade com pouca luminosidade noturna.  

 

A boa notícia é que a lua, que está em estágio crescente, não vai atrapalhar a observação do evento. 

 

Os meteoros não causam problemas na Terra porque eles se queimam ao entrar em contato com o oxigênio durante a queda. 

 

O cometa Halley, responsável pela chuva de meteoros de amanhã, passou perto da Terra em 1986 e só voltará a ser visível em 2061.

 

Outro fenômeno espacial que poderá ser visto da Terra é o trânsito do planeta Mercúrio entre a Terra e o sol.

 

Com isso, que acontece na próxima segunda-feira (9), será possível ver um mini-eclipse entre as 8h12 e as 15h42. Será possível observar este evento, que acontece 14 vezes por século, em todo o território nacional. 


COMENTÁRIOS