Chefe do tráfico da Colômbia é preso em Boa Vista

'Marquito Figueroa' é acusado de ser o mandante de 250 homicídios, entre eles o de um juiz


R7

'Marquito Figueroa' (dir.) foi preso em Boa Vista ao lado de um primo Divulgação/PF

A PF (Polícia Federal) e a Polícia Nacional da Colômbia prenderam nesta quarta-feira (22) o traficante colombiano Marcos de Jesús Figueroa García, conhecido como “Marquito Figueroa”. O criminoso é suspeito de matar 250 pessoas. Ele foi preso na residência onde morava há pelo menos três meses em Boa Vista (RR).

O envolvimento de Figueroa com as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) não foi descartado pela PF. Entre os homicídios atribuídos à ele, estão as mortes de autoridades públicas, entre eles um juiz e um promotor. O colombiano possui cinco mandados de prisão em aberto, além de ter cadastro vermelho na Interpol.

O mandado de prisão para fins de extradição foi expedido pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

O diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado da PF, Oslain Campos, destacou que cerca de 10% da cocaína traficada no Brasil tem origem colombiana e que a prisão de Figueroa foi trabalho de uma investigação de três meses.

— No mês de agosto deste ano recebemos uma comunicação da Polícia Colombiana de que Marcos Figueroa estaria em território nacional. Iniciamos a investigação e confirmamos que ele estava em território brasileiro, particularmente em Roraima. Então nós solicitamos ao STF o pedido de prisão para fins de extradição e na data de ontem foi cumprido junco com a Polícia Colombiana.

Figueroa está preso na Superintendência da PF em São Paulo enquanto aguarda pedido de extradição para a Colômbia. 

 

Fuga “espetacular”

De acordo com Campos, Marquito Figueroa está sendo procurado desde 2002, quando fugiu da cadeia. Ele não teria ligações com traficantes brasileiros.

— Ele foi preso e fugiu de forma espetacular explodindo o muro de uma prisão colombiana, salvo engano em 2002. Ele é uma pessoa muito procurada na Colômbia é um dos traficantes mais procurados de lá e utilizando documentos falsos foi muito difícil identificar ele.

O governo da Colômbia ofereceu mais de R$ 620 mil (US$ 250 mil) como recompensa por informações que levassem à prisão do traficante. Figueroa também é acusado de lavagem de dinheiro, tráfico de armas e drogas, contrabando e homicídio.  

O adido militar da Colômbia no Brasil, Narcizo Martinez, ressaltou que as investigações irão continuar para descobrir o até onde Figueroa teria influência. Para Martinez, a prisão do criminoso enfraquece o crime organizado na Colômbia e vai reduzir o poder do narcotráfico na fronteira com o Brasil.

— Este trabalho conjunto permitiu a captura de um delinquente que na Colômbia tem mais de 100 investigações por delitos de trafico, contrabando e homicido entre outros. 

Martinez explicou que Marquito Figueroa não resistiu à prisão e que teria entrado no País pela fronteira com a Venezuela. Na casa onde ele estava, não foram encontradas armas ou drogas.

— No momento da captura não houve resistência e nem elementos de caráter ilegal como armas de fogo ou drogas.


COMENTÁRIOS