Vídeo: Homenagem à Laguna: Pioneiro Relembra Fatos da Nossa História

Neste dia 22 de abril o Laguna Informa homenageia Laguna Carapã com um depoimento exclusivo do Sr. Walter Espíndola relatando fatos da nossa história


Laguna Informa
Foto: Intenet

O Laguna Informa presta uma homenagem ao Município de Laguna Carapã que é a nossa casa e ao seu povo que nos tem tornado a fonte de informação digital número 1 da cidade. Para isso colhemos um depoimento exclusivo do Sr. Walter Camargo Espíndola que nos falou um pouco sobre o passado de Laguna até os dias atuais.

Ele tem 75 anos e muita disposição, chegou aqui em Laguna Carapã em 1949, vindo de Ponta Porã. Conta que tinha 9 anos quando chegou aqui para residir. O pai comprou uma propriedade aqui para trabalhar na pecuária. Mais tarde colocou um comércio de secos e molhados que tinha de tudo um pouco, inclusive tecidos, para aproveitar o ciclo da erva mate que, naquela época, era a principal fonte de renda da região.

Estudou numa escola lá na fazenda do Coqueiro Central, onde já estudavam pessoas adultas, acima de 20 anos, que não tinham tido oportunidade de estudar. O ensino médio, Magistério, fez em Ponta Porã. Não fez curso superior, mas exerceu a profissão de professor quando aqui ainda era Distrito e trabalhou 52 anos. Quando o município se emancipou, em 1992, ele então passou a lecionar em Laguna Carapã, ele conheceu e conviveu com D. Judith dos Reis Espíndola que dá nome, hoje, a maior escola de nossa cidade.

 

Casou-se em 1967 com Ercy Brandão e tem dois filhos, um que também reside em Laguna Carapã, Jalbas Brandão Espíndola e outro, de Ponta Porã, Vanderlei Brandão Espíndola. Foi num final de tarde gostoso que nos encontramos com o Sr, Walter e ele nos contou alguns fatos sobre a história de Laguna Carapã.

Quando chegou aqui, Laguna Carapã era um pouco menos que uma vila, com casas espalhadas em seu território, com as pessoas vivendo, basicamente, da monocultura, da plantação e colheita da erva mate. Apenas, mais tarde, começou a se plantar soja, inclusive o sr, Walter nunca tinha visto esta cultura antes.

Nesta época, Laguna Carapã foi povoada e tomada por pessoas vindas, principalmente, do Sul do País, estimulados pela aquisição de terras devolutas e compra de propriedades no Mato Grosso do Sul. Isso fez com que, o que era povoado, crescesse e se tornasse distrito forte de Ponta Porã. A tal ponto que as necessidades institucionais dos cidadãos já não eram supridas.

A dificuldade de se ter uma qualidade de vida maior, facilidade para conseguir documentos e problemas de acessos à serviços, sr. Walter contou, por exemplo, que ia receber seu salário, de bicicleta em Ponta Porã, fez com que os políticos da cidade, nesta época, se mobilizassem para a emancipação do município.

Hoje vivemos ainda com algumas carências, diz sr. Walter, principalmente na área da cultura, mas aqui é um lugar tranquilo de se viver e tem crescido bem. Ele ainda nos passou uma lição importante que a cidade precisa se unir sempre para as novas conquistas e continuar se desenvolvendo com unidade.

À Laguna Carapã e aos nossos leitores, deixamos as nossas felicitações, encantados e inspirados com a alegria do Sr. Walter de ser morador aqui de nossa cidade e queremos continuar atendendo vocês com informação, ideias, debates e prestação de serviços com a qualidade que todos merecem.


COMENTÁRIOS