Greve fecha 8,7 mil agências e pode faltar dinheiro nos caixas


Dourados Agora

Usuários em fila no autoatendimento. foto - Cido Costa/Douradosagora

 A adesão à greve nacional dos bancários cresce na base do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Dourados e Região. Em todo o país, são 8.763 agências paralisadas. No total, 43 agências estão fechadas, 27 em Dourados, 4 em Maracaju, 3 em Fátima do Sul, 2 em Nova Alvorada do Sul, 2 em Itaporã, 2 em Glória de Dourados, 1 em Jatei, 1 em Deodápolis, e 1 em Vicentina.

 

Dos bancos públicos, funcionários de 14 agências do Banco do Brasil e 12 da Caixa Econômica aderiram à paralisação. Funcionários das organizações financeiras privadas também aderiram em massa ao movimento, com 10 agências do Bradesco sem atendimento, 3 do Itaú, 2 do Santander e, 2 do HSBC.

 

O autoatendimento das agências está disponível para o uso da população, assim como, o pagamento de benefícios aos aposentados, pensionistas e afastados por problemas de saúde. No entanto, conforme noticiado pelo jornal Douradosagora, terminais de caixas eletrônicos podem ficar desabastecidos durante o feriadão prolongado da semana do ‘saco cheio’.

 

Durante a greve por tempo indeterminado, aberturas de contas, compensação de cheques, contratos vencidos, como empréstimo, são alguns dos serviços oferecidos pelos bancos. Os demais estão totalmente suspensos. “Quem precisar de serviços internos irá encontrar dificuldade e, com esse feriadão, os caixas podem ficar desabastecidos”, diz o presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, James Estigarríbia.

 

Ano passado, devido à greve, os bancos fecharam durante sete dias e, no ano retrasado, chegou a 23. “Não sabemos como será agora, mas não recebemos nenhuma contraproposta e a paralisação pode ser longa”, estima James.

 

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) até agora concedeu 5,5% de reajuste para salários e vales. Os bancários querem 16%, incluindo reposição da inflação mais 5,7% de aumento real, entre outras reivindicações.

 

Alternativa

Durante a greve, para quitar uma dívida, a orientação aos clientes é utilizar os canais alternativos disponibilizados pelos bancos, como os caixas eletrônicos, internet banking, aplicativos de celular e o serviço dos correspondentes bancários, como casas lotéricas (Caixa Econômica Federal) e Coban ou Mais (Banco do Brasil).

 

Em caso de boletos vencidos, segundo James Estigarríbia, o ideal é procurar o fornecedor, para que um novo documento com o valor e a data de vencimento atualizados, seja gerado. Outra opção é entrar no site do banco emissor do boleto e procurar o serviço “emissão de segunda via de boleto”.

 


COMENTÁRIOS