Laguna lança Programa Campo Forte


Assessora PMLC

 Na noite de sexta-feira (28), o município de Laguna Carapã, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Indústria, Comércio e Turismo, lançou o Programa de Desenvolvimento da Agricultura Familiar “Campo Forte”. O Evento aconteceu no plenário da Câmara Municipal onde o prefeito Itamar BIlibio recepcionou todos os presentes entre eles o Deputado Estadual João Grandão, vice-prefeito Valdemar dos Santos, vereador Ademar Dalbosco, gerente do Banco do Brasil, representantes da Cooperativa Lar, representante do Sebrae, além dos agricultores beneficiários do programa.

A Secretaria de Agricultura, Neyde Ramires Veron, abriu o evento explicando aos presentes o funcionamento do Programa Campo Forte, que é amparado pelas leis municipais de incentivo aos pequenos produtores rurais do município.

 

De acordo com a Secretária, o Programa será desenvolvido de acordo com as necessidades e potencialidades dos produtores e também da região, “temos vários eixos que vamos trabalhar dependendo de qual o produtor mais se encaixa, os técnicos irão visitar as propriedades para fazer o levantamento da viabilidade de cada produtor que se inscrever no Programa Campo Forte”, explicou.

 

O Deputado João Grandão parabenizou o prefeito Itamar Bilibio pelo programa “tenho certeza que esse programa servirá de referência pra outros municípios, quero dar os parabéns para o prefeito Itamar e a equipe da secretaria de agricultura, pois demonstram que tem compromisso com a agricultura familiar”, destacou o deputado.

 

Segundo o prefeito Itamar Bilibio, o objetivo do Programa Campo Forte é fomentar a agricultura familiar, possibilitando aos pequenos produtores a oportunidade de permanecerem no campo, de onde tiram seu sustento, “nosso objetivo é manter o produtor na zona rural, com qualidade de vida e dignidade, para isso o programa vai oferecer assistência técnica além dos maquinários necessários para o produtor rural melhorar e ampliar sua produção”, salientou o prefeito.

 

Programa Campo Forte

O Programa Campo Forte será desenvolvido de acordo com as necessidades dos produtores, onde serão fomentados a produção de leite; o resgate do cultivo da erva mate; plantio de mandioca de mesa; piscicultura; criação de frango caipira; plantio de eucaliptos; além da implantação do SIM (Selo Municipal de Inspeção) que visa legalizar produtos de origem animal.

 

Cada um desses eixos contará com atividades específicas orientadas pela Secretaria Municipal de Agricultura como o melhoramento genético com a doação de matrizes leiteiras, análise e correção de solo, doação de mudas de erva mate, preparação de solo, escavação de tanques, distribuição de matrizes de frango caipira, além da instalação da agroindústria para beneficiamento da mandioca.


COMENTÁRIOS