Piloto faz manobras com helicóptero e assusta público

Para deixar locutor na arena do rodeio, piloto fez manobras que revoltaram público


Correio do Estado

 O piloto do helicóptero que deixou o locutor do rodeio na arena da ExpoFátima, em Fátima do Sul, na noite desta quinta-feira (09), causou medo e revolta no público presente no evento e em moradores da região. Isso porque, ao deixar o locutor na arena, o piloto fez manobras perigosas próximo as arquibancadas.

 

O caso aconteceu na noite desta quinta-feira (09), quando o locutor pousava de helicóptero dentro da arena onde aconteceu o rodeio da ExpoFátima. O evento é uma realização da Prefeitura em comemoração aos 52 anos da cidade.

 

As atrações foram contratadas para a festa, mas a ação do piloto causou revolta e medo, não só no público presente na arena, mas em moradores da região. Um vídeo (veja abaixo da reportagem) gravado pelo público mostra as manobras perigosas próximas das bancadas. 

 

Pilotos experientes dizem que o piloto que participou do evento poderia ter seu brevê (certificado) cassado devido as manobras perigosas.

 

De acordo com as Regras Gerais De Operação Para Aeronaves Civis da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o manual de vôo que fala sobre vôos acrobáticos (91.303) diz: “Nenhuma pessoa pode operar uma aeronave em vôos acrobáticos: (a) sobre qualquer área densamente povoada de uma cidade, vila ou lugarejo; (b) sobre um conjunto de pessoas ao ar livre; (c) dentro dos limites laterais dos espaços aéreos Classe B, Classe C, Classe D ou Classe E designados para um aeródromo. (d) dentro de 4 milhas marítimas da linha central de uma aerovia federal; (e) abaixo de 1500 pés de altura; ou (e) quando a visibilidade em vôo for menor que 5 km. Para os propósitos desta seção, vôo acrobático significa qualquer manobra intencional envolvendo mudanças bruscas na atitude da aeronave ou atitudes e/ou acelerações não necessárias ao vôo normal”.

 

Nas redes sociais, moradores do município não falam de outra coisa. A atitude do piloto poderia ter colocado a vida do público e de moradores da região em risco. Isso porque próximo ao local do evento existem várias residências e sobrados, além de um kamikaze do antigo parque.

 

Procurados pela reportagem, nenhum representante da prefeitura de Fátima do Sul foi encontrado para falar sobre o caso.


COMENTÁRIOS