Ministro de finanças da Grécia renuncia ao cargo após 'não' vencer

Yanis Varoufakis utilizou sua conta no twitter para compartilhar postagem


Ig/CN

(Divulgação/Internet)

 O ministro das finanças grego, Yanis Varoufakis, renunciou ao cargo na madrugada desta segunda-feira (6) (horário de Brasília), depois do 'não' ter vencido no referendo nacional na Grécia, informaram as agências internacionais.

 

O ministro utilizou sua conta no twitter para compartilhar uma postagem de seu blog pessoal. "Pouco depois de serem anunciados os resultados do referendo, fui informado da preferência de alguns participantes do Eurogrupo, e de vários parceiros, pela minha 'ausência' nas reuniões. Uma ideia que o primeiro-ministro, Alexis Tsipras, considerou ser potencialmente útil para chegar a um acordo. Por este motivo deixo o Ministério das Finanças hoje", disse Varoufakis em seu texto.

 

O 'não' às propostas dos credores obteve 61,31% no referendo de domingo na Grécia, segundo números definitivos, divulgados pelo Ministério do Interior grego.

 

"Nós da Esquerda sabemos como agir coletivamente. Vou apoiar plenamente o primeiro-ministro Tsipras, o novo ministro das Finanças, e nosso governo", disse ele.

 

Varoufakis é conhecido por seu estilo ousado e gosto por freqüentes aparições na mídia desde o início do seu mandato, quando o novo governo foi formado. Ele irritou muitos dos ministros de finanças da zona do euro durante as negociações da dívida da Grécia.


COMENTÁRIOS