COAMO: Livro destaca história da cooperativa entre as grandes marcas do Paraná

Livro destaca história da cooperativa entre as grandes marcas do Paraná


Da redação

A história da Coamo, cooperativa com sede em Campo Mourão (PR), abre uma série de 12 relatos das grandes marcas empresariais do Paraná, resumidas no livro: The Mind of The Tops - a mente dos tops – e que foi lançado, em Curitiba, na noite desta quarta-feira (20/05) com 189 páginas. Fazem parte desta publicação, além da Coamo, as empresas Copel, Drogarias Nissei, Famiglia Zanlorenzi, GRPCom, Boticário, Thá, New Holland, Petrobrás, PUCPR, Renault e Spaipa. O presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini fez questão de vir até Curitiba para participar do evento ao lado de importantes empresários como Guilherme da Cunha Pereira do GRPCom, Miguel Krigsner, do Grupo Boticário, entre outros. Este lançamento foi prestigiado pelo gerente técnico econômico da Ocepar, Flávio Turra, que representou a entidade.

 

O livro - A partir de entrevistas com presidentes, herdeiros, gestores e funcionários, a obra traz cases de sucesso que vão desde empresas de origem imigrante até cooperativas, e multinacionais que se identificaram com o Paraná. A parceria entre o Instituto Amanhã e a PUCPR acrescenta, para além do viés mercadológico, um olhar acadêmico que é determinante para a credibilidade da compilação. Ao final de cada história, o livro apresenta uma análise técnica, destacando os principais aspectos da construção de marca e branding de cada uma das entidades. Segundo Silvana Taschek Hastreiter que coordenou todo o trabalho de edição do livro, “as histórias apresentadas através de cases, são retratos fiéis de pioneiros, desbravadores, sonhadores, executivos, homens e mulheres que não tiveram medo dos desafios nem das dificuldades e que deixaram um legado, não apenas para seus sucessores, seus acionistas ou mantenedores, mas para toda uma nação”.

 

Tops - A escolha considerou a recorrência das empresas no ranking Top of Mind Paraná, levantamento anual da Revista Amanhã que revela as marcas mais lembradas pelo público. A pesquisa, pioneira no Brasil, teve início no Rio Grande do Sul em 1991, e a primeira edição paranaense há exatos 20 anos. Segundo o presidente do Grupo, Jorge Polydoro, a publicação busca compreender e difundir porque tantas marcas fortes surgiram no Paraná. “Com esta obra, queremos desvendar como algumas das maiores empresas do estado foram construídas a partir das decisões estratégicas de suas lideranças”, declarou.

 

Construção de marca - No evento realizado na Arena Digital da PUCPR, o presidente da revista Amanhã, Jorge Polidoro disse que “a construção da marca de um estado, ou região, é produto da narrativa de sua história, valores, heróis e crenças. Este livro tem este desafio: revelar como as grandes marcas do Paraná foram construídas a partir das decisões estratégicas de suas lideranças. Entender e revelar porque tantas marcas fortes surgiram, ou se incorporaram, ao ambiente corporativo e institucional paranaense”, disse. Polidoro citou também o exemplo da Coamo: “o forte sistema cooperativo de produção agrícola do Paraná também gerou marcas que foram além de suas regiões de origem e se tornaram modelo do sistema para todo o Brasil, que é o caso da Coamo e seu presidente, José Aroldo Gallassini”, frisou.

 

Coamo – O presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini disse que a cooperativa recebeu esse reconhecimento com muito orgulho. “Fazer parte de uma publicação onde estão as principais empresas e marcas paranaenses é por si só uma homenagem. Não é fácil construir uma marca forte e sempre digo aos nossos colaboradores, vocês tem o desafio de ajudar a manter tudo isso que foi construído ao longo dos anos, porque é um trabalho que não pode parar. Muito triste vermos empresas que são construídas e depois acabam sucumbindo, desaparecem e o livro mostra todas aquelas que perduram e tem muito que contar”.

 

Para sempre – Gallassini fez questão de lembrar que cooperativa é uma empresa, mas diferente de uma empresa mercantil ela é uma sociedade de pessoas, os cooperados, que são os verdadeiros donos do empreendimento e que ao longo desses 45 anos, ajudaram a construir uma das maiores cooperativas agropecuárias da América Latina. “Quando é bom para todo mundo e existe determinação na realização, os resultados são alcançados com sucesso”, disse. Ele disse que um dos segredos do sucesso da cooperativa é ter valores e incuti-los na cabeça de cooperados, diretoria e colaboradores. Entre os principais valores ele destaca a honestidade. “A honestidade como princípio básico, como propósito de atuação e que precisa ter em qualquer empresa e no caso da cooperativa, que contribuí para conquistar o cooperado, que é o dono. Nosso trabalho enquanto diretoria sempre foi voltado nesta direção, e com o apoio da Ocepar e mais recentemente do Sescoop, investir na profissionalização e n melhoria da gestão, para que pudéssemos ter uma empresa grande, sólida, para que tenha continuidade para vida toda. Não fizemos uma empresa para uma gestão ou para um período, fizemos uma cooperativa para sempre, este é o grande segredo, algo que não tenha fim, que continue crescendo, se modernizando e com pessoas preparadas”, disse Gallassini.

 

 


COMENTÁRIOS