Laguna Carapã prepara 18ª Festa do Pé de Soja Solteiro


Assessoria

Laguna Carapã, município com cerca de sete mil habitantes, que tem sua economia pautada na produção de grãos e na pecuária leiteira, já está preparando a tradicional Festa do Pé de Soja Solteiro, que este ano está em sua 18ª edição e faz parte dos festejos em comemoração ao 23º aniversário de emancipação politico-administrativa do município.

 

O prefeito de Laguna Carapã, Itamar Bilibio, explicou que toda a sua equipe de colaboradores está trabalhando nos últimos detalhes dos preparativos para as festividades que se iniciam no dia 23 e vão até o dia 26 de abril. Segundo o prefeito a festa é importante para movimentar a economia da cidade e para oportunizar ao produtor, contato com novidades que colaborem com o desenvolvimento no campo. "O Pé de Soja Solteiro já é um evento tradicional que faz parte do calendário do Estado atraindo assim um grande público ao município, o que aquece a economia local, além de trazer produtos e serviços ao produtor rural, oportunizando conhecer as novas tecnologias para melhorar a produção”, salientou Itamar.

 

O evento será realizado no Parque de Exposições Colorindo Pezzarico e conta em sua programação com o 6º Ranking da Produtividade da Soja, o 14º Concurso do Balde de Ouro, o 18º Concurso do Pé de soja Solteiro, julgamento de raças, a Feira de Produtos e Serviços, além dos shows artísticos que atraem multidões.

 

A abertura oficial da tradicional Festa do Pé de Soja Solteiro será no dia 24 de abril (sexta-feira), às 21h, no Parque de Exposições de Laguna Carapã, que fica na rodovia MS 379 – km 02 – saída para Ponta Porã. As atrações musicais ficam por conta das duplas Delley & Dorivan, Leandro Henrique & Gabriel, Cacio & Marcos e, em seguida, baile com o grupo GPS. No sábado, shows com Bruno & Barretto, Matogrosso & Mathias e o grupo Eco do Pantanal. Já no domingo, último dia da festa, as 08h da manhã tem início as inscrições para o Concurso que vão até ao meio-dia. A tarde haverá atrações artísticas com show de Elias & Rangel e Douglas Davi, bingo valendo um carro zero quilômetro e a premiação para o produtor que apresentar o pé de soja com maior quantidade de vagens com grãos, cuja avaliação será feita em duas categorias: municipal e nacional. À noite, anima o baile o Trio Voz Nativa Viola.

 

Ranking e Balde de Ouro

Paralelo ao Concurso do Pé de Soja Solteiro acontece também a 14ª edição do Concurso Balde de Ouro e o 6º Ranking de Produtividade da Soja, safra 2014/2015, mobilizando os setores agropecuários do município. O Ranking de Produtividade será realizado no dia 23 de abril no salão paroquial da Igreja Cristo Rei, às 19h, onde será oferecido um jantar aos participantes e atrações artísticas.

 

De acordo com a Secretária de Agricultura, Neyde Ramires Veron, este ano são 33 participantes do Ranking, que procuraram a secretaria de agricultura para efetuar sua inscrição e indicar uma área de 1(um) a 3(três) hectares. Durante a colheita os técnicos da secretaria de agricultura foram até o local onde acompanharam a colheita da área indicada e fizeram a pesagem para obter a média de produção. “Os cinco maiores produtores serão revelados na cerimônia de premiação do Ranking da Produtividade, que acontece no dia 23 de abril (quinta-feira)”, explicou a secretária, que acrescentou ainda que a realização do ranking só é possível graças ao apoio das empresas parceiras “todo o trabalho do Ranking só pode ser realizado graças à parceria das empresas do município, as quais, agradecemos o apoio: Oeste Verde, Ciarama, Lar, Coamo, Bio Rural, Ellite, Solo Forte e Agraer”, agradeceu Neyde, que destacou ainda a parceria oficial da Syngenta e da Fundems na realização do evento.

 

Já o Concurso Balde de Ouro é promovido pela prefeitura e organizado pela Associação dos Produtores de Leite, onde os maiores produtores de leite do município apresentam seus animais durante a festa, buscando o prêmio de maior produtor de leite do município.  As raças que disputam o Concurso Balde de Ouro são: Jersey, Jersey-Holanda, Girolando e Holandesas. Também oferece premiações nas mais diversas categorias de raça leiteira e exposição de animais, agregando valor ao empreendimento pecuário do município.

 

Programação

Dia 23/04 (quinta-feira):

19h – 6º Ranking da Produtividade da Soja safra 2014/2015 – Salão Paroquial Cristo Rei.

 

 

Dia 24/04 (sexta-feira):

18h – Primeira Ordenha 14º Concurso Balde de Ouro

19h – Show Delley e Dorivan

21h – Abertura Oficial – Parque de Exposições

22h – Show com Leandro Henrique e Gabriel

00h – Show Cacio e Marcos

02h – Baile com GPS

 

 

Dia 25/04 (sábado):

6h – 2ª Ordenha do 14º Concurso Balde de Ouro

14h – Julgamento de Raças Gado Leiteiro

14:30h – Baile da 3ª idade

18h – 3ª Ordenha do 14º Concurso Balde de Ouro

20h – Show com Bruno e Barretto

22h – Show Matogrosso e Mathias

00h – Baile com Grupo Eco do Pantanal

 

 

26/04 (domingo):

6h – Última Ordenha do 14º Concurso Balde de Ouro

8h – Início das inscrições do 18º Concurso do Pé de Soja Solteiro

10h – Assinatura da ordem de Serviço da Pavimentação da MS 379 com Governador Reinaldo Azambuja

14h – Atrações Municipais

            Show com Elias e Rangel

            Show com Douglas Davi

16h – Bingo e Divulgação dos Ganhadores

19h – Show Trio Voz Nativa Viola

 


COMENTÁRIOS