Gastronomia do Paraguai: Sopa paraguaia



 Origem: Os historiadores contam que Don Carlos Antonio López, presidente do Paraguai entre 1841 e 1862, gostava muito do Tykuetï (ou “sopa branca”). Um dia, a cozinheira adicionou na sopa mais farinha de milho, cozinhando o prato dentro do Tatakuá, um forno feito com barro e tijolos. Com isso, o Tykuetï deixou de ser líquido para ser sólido. Quando o presidente o experimentou, achou muito saboroso e passou a chamá-lo de “Sopa paraguaia”.

O prato faz parte das tradições populares do povo paraguaio, assim como também a Chipa, a Chipa Guazú, o tereré, as polcas e as guarânias.

A Sopa paraguaia é um bolo salgado feito à base de milho, sendo bastante consumido na República do Paraguai. Quem conhece a história sabe que parte do Mato Grosso (agora Mato Grosso do Sul e Mato Grosso) era território paraguaio. Além disso, tais estados possuem hoje, dentro do Brasil, a maior quantidade de migrantes paraguaios radicados, vindo daí a grande influência e presença cultural do Paraguai nesta região brasileira.

Além da música, a gastronomia mato-grossense e sul-mato-grossense também possui elementos que remetem ao Paraguai.

Receita da Sopa paraguaia:

  • 500g de farinha de milho, moída na hora, fresca e natural. O segredo está aqui, na farinha de milho. Não leva fubá nem fubá saboró ou polentina.
  • 2 litros de leite
  • 800g de queijo Paraguay (no Brasil, pode-se usar queijo Meia Cura)
  • 3 cebolas grandes
  • 3 colheres de óleo de milho
  • 3 ovos
  • Sal
  • 150 gr. de banha ou, se preferir, manteiga ou margarina
A Sopa Paraguaia teve origem durante o governo de Carlos Antonio López.

A Sopa Paraguaia teve origem durante o governo de Carlos Antonio López.

Atenção: A Sopa paraguaia não leva fubá, nem fubá saboró.

Vídeo de cómo fazer a Sopa paraguaya tradicional: 

A sopa paraguaia é admirada pela maior parte da população mato-grossense. Aos poucos, as receitas acabam sendo abrasileiradas pela culinária do MS e MT. Exemplo disso é o uso do fubá no lugar da farinha de milho.

Veja esta reportagem:

Em MS, sopa paraguaia não pode faltar em dias especiais http://g1.globo.com/economia/agronegocios/vida-rural/noticia/2011/12/em-ms-sopa-paraguaia-e-receita-que-nao-pode-faltar-nos-dias-especiais.html

A sopa paraguaia está sempre presente na vida cotidiana dos paraguaios, como em lares, padarias, restaurantes, ruas, festas e churrascos dos paraguaios, principalmente nos dias de Semana Santa e nos casamentos.

A Sopa paraguaia teve origem durante o governo de Carlos Antonio López.

Atenção: A Sopa paraguaia não leva fubá, nem fubá saboró.


COMENTÁRIOS