França não descarta terrorismo entre causas de queda

Investigação do acidente está sob responsabilidade do Ministério Público de Marselha


Terra

Aviões franceses de resgate realizam buscas por A320, perto de Seyne-les-Alpes Foto: Jean-Paul Pelissier / Reuters

O governo da França não descarta nenhuma hipótese, inclusive um ato terrorista, na investigação sobre o acidente do avião da companhia alemã Germanwings, que caiu com 150 pessoas a bordo nos Alpes franceses, informou à Agência EFE um porta-voz do Ministério do Interior.

"Vão ser exploradas todas as pistas, inclusive a terrorista, embora esta última hipótese não seja a prioritária", afirmou Pierre-Henry Brandet.

 

O funcionário explicou que, segundo os primeiros indícios, o avião fez uma "trajetória anormal" antes de cair.

 

O comportamento de voo e o desaparecimento do avião do radar pouco antes do choque ativaram o alerta do controle aéreo, acrescentou o porta-voz ministerial.

 

Brandet não comentou sobre as condições meteorológicas no momento do acidente, que segundo a emissora especializada "Météo" eram ótimas, com tempo seco e um céu totalmente aberto o durante a manhã.

 

A investigação do acidente, segundo afirmou hoje em comunicado a ministra da Justiça, Christiane Taubira, está sob responsabilidade do Ministério Público de Marselha.

 

Avião não emitiu alerta antes de queda
A Direção Geral da Aviação Civil da França (DGAC) confirmou que o avião que caiu nos Alpes franceses não enviou um sinal de alerta antes do acidente, como o organismo tinha anunciado anteriormente.

 

"Foi o controlador aéreo quem lançou o alerta porque tinha perdido contato com o avião, às 10h30 locais (6h30 de Brasília), disse à Efe um porta-voz da DGAC.

 

O funcionário afirmou que nada indica que as condições meteorológicas fossem ruins no momento do acidente. "(O avião) estava no espaço aéreo superior e normalmente as condições são boas", acrescentou o porta-voz.

 

O Ministério do Interior da França não descarta nenhuma hipótese para explicar as causas do acidente com o Airbus A320 operado pela companhia alemã Germanwings. O avião caiu nesta terça-feira nos Alpes franceses com 150 pessoas a bordo.

 

A investigação sobre acidente, segundo informou hoje em um comunicado a ministra da Justiça, Christiane Taubira, está sob responsabilidade do Ministério Público de Marselha, França.


COMENTÁRIOS