Comércio de Pedro Juan 'fecha as portas' em ato nesta terça


Dourados News

Comércio não abrirá as portas nesta terça-feira em Pedro Juan Caballero - Foto: Arquivo/Ademir Almeida

O comércio de Pedro Juan Caballero cidade paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã, no Brasil, fechará as portas nesta terça-feira (17) entre as 9h e 11h. A medida foi definida pela Câmara de Comércio de três cidades de fronteira, que se reuniram no dia 24 de fevereiro, em Ciudad Del Leste. Além de Pedro Juan e Ciudad Del Leste [fronteira com Foz do Iguaçu], o comércio de Guairá, fronteira com as brasileiras Mundo Novo e Guaira (PR), também não abrirá.

O Dourados News entrou em contato com algumas empresas que confirmaram a ação.

Segundo o Correio de Ponta, com a alta do dólar que nesta semana chegou a casa de R$2.87 a fronteira entre Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (PY), que tem no chamado turismo de compras seu principal atrativo, vem apresentando considerável queda nas vendas de importados.

Segundo dados da Câmara, o novo quadro econômico do Brasil e a alta da moeda americana apresentou uma redução de 30% nas vendas. Com esse panorama, muitas empresas já sentem o impacto e pensam em reduzir o quadro de pessoal.

Outra medida questionável é a que pretende baixar de 300 a 150 dólares a quantidade permitida para cada cidadão brasileiro realizar suas compras no estrangeiro, livre dos impostos.

Na última reunião dos comerciantes foi acordado criar uma aliança, através da organização denominada Fronteira Unida, com o propósito de buscar uma forma conjunta, por meio de estratégia que possa resultar em ajuda aos comerciantes das três cidades de fronteira.

Durante a reunião foram definidas alternativas para que autoridades paraguaias e brasileiras se sensibilizem, entendendo a gravidade do tema que resultaria em uma demissão em massa de funcionários, inclusive o fechamento da porta de vários comércios. Uma das medidas é que dia 17 de março, será o fechamento total das portas do comércio.


COMENTÁRIOS