Período de Carnaval DOF usou 20 equipes na região de fronteira


Jornal da Nova

DOF garantiu Carnaval tranquilo na região de fronteira - Foto : DOF/Divulgação

O reforço nas equipes do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) para a “Operação Carnaval 2015”, obteve excelentes resultados e garantiu a paz e a tranquilidade na região fronteiriça de Mato Grosso do Sul.

 

Segundo o Departamento, com mais de 20 equipes e 80 policiais, que trabalharam desde a última sexta (13) até a manhã desta quarta (18), patrulhando mais de 50 municípios e reforçando os principais eventos de Carnaval do Estado, como Fátima do Sul e Corumbá, o DOF garantiu a tranquilidade nas rodovias federais, estaduais e vicinais do MS, com ações preventivas tendo vários resultados no período.

 

Foram 1.671 veículos abordados e vistoriados; 47 ônibus abordados e vistoriados; 206 caminhões abordados e vistoriados; 1 veículo recuperado (produto de roubo na cidade de Curitiba (PR) no último dia 9); 1.660 pessoas abordadas e checadas; 5 pessoas presas; 174 kg drogas apreendida (Maconha); 1500 pacotes de cigarro apreendido (valor aproximado de R$ 52.500); apreensão de 62 pneus, 500 kg de roupas e um veículo GM/Monza com brinquedos, todos como sendo produto de contrabando.

 

“Apesar da nossa área de fronteira ser demasiadamente extensa, o efetivo empregado na operação é extremamente especializado nesse tipo policiamento e, juntamente com um planejamento operacional voltado a esse evento, garantiram o sucesso das ações preventivas nos horários e locais mais suscetíveis de ocorrências de ilícito em cada região. As barreiras, bloqueios e abordagens nas rodovias inibem ações criminosas de contrabandista e traficantes de drogas e armas, bem com roubos e furto de veículos e cargas, garantindo o fluxo tranquilo de veículos e pessoas na área de fronteira”, disse o diretor do DOF, Tenente Coronel Ary Carlos Barbosa, ressaltando que o saldo foi bastante positivo.

 

Além das atividades normais prestadas pelas equipes por ocasião do Carnaval, foi desarticulado juntamente com 3ª Batalhão de Polícia Militar de Dourados, uma tentativa de rebelião na Phac (Penitenciária de Segurança Máxima Harry Amorim Costa) em Dourados. Informações da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) davam conta de que internos da Phac tentariam se rebelar e tomariam agentes como reféns, ação esta frustrada por policiais do DOF e Força Tática do 3º BPM. Foram apreendidas várias armas artesanais e pedras que seriam usadas contra os agentes e policiais na tentativa de fuga.


COMENTÁRIOS