Confira, na íntegra, a entrevista com o Professor Nilton Cezar Guimarães

Confira a entrevista exclusiva do Professor Nilton Cezar Guimarães ao Portal de Notícias Laguna Informa.


Da Redação

Após dois anos no comando do SCFV (Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), antigo PETI, o professor Nilton Cezar Guimarães, assumiu a Escola Delfino Vieira na localidade do Bocajá. Veja entrevista cedida ao Laguna Informa.

 

Laguna Informa - Fale-me sobre você:

 

Nilton Cezar Guimarães – Sou formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com licenciatura plena e bacharel em Geografia, com mais de 16 anos de experiência na educação. Estive no comando do Peti por dois anos na atual gestão, ao ser convidado pelo prefeito Itamar Bilibio para que assumisse o comando do Peti, prontamente aceitei esse desafio.

 

L.I - Qual era a realidade quando o senhor assumiu o SCFV? Como recebeu a instituição?

 

N.C.G - Foi muito difícil, de início. Herdamos uma instituição com muitos problemas no que se refere às condições de uso e conservação. O prédio estava impróprio para o bom desenvolvimento das atividades, a parte elétrica muito danificada, ou seja, tinha muito a ser feito para que, em menos de um mês, pudéssemos organizar tudo para que as crianças e os adolescentes tivessem um atendimento de qualidade. 

 

Mas, com a atenção, empenho e a dedicação do prefeito Itamar Bilibio e dona Vera Bilibio, Secretária de Assistência Social, conseguimos iniciar o atendimento. 

 

L.I - Quais foram os principais desafios enfrentados pelo sr. e que mudanças  foram implantadas?

 

N.C.G - Para que pudéssemos dar um bom atendimento, teríamos que diversificar e implantar novas atividades. O prefeito Itamar e a dona Vera, a meu pedido, fizeram a aquisição de diversos instrumentos como flautas, violões, acordeões ou sanfonas, caixas de som, computadores, copiadoras, aparelho de televisão, toca cds, sacos de boxe, luvas e capacetes, roupas para danças, painel para teatro, camisetas para capoeira,danças e para o grupo do violão, também foram feitos e distribuídos, uniformes para todos os alunos que frequentam o serviço. O monitor Alessandro e eu tivemos a ideia e implantamos também um coral com as crianças. Além disso, foi feita a pintura do prédio, fixado o novo logo do serviço na frente do mesmo, dando uma nova “cara” para a estrutura da instituição.

 

L.I - Senhor Nilton, como montou e coordenou os trabalhos da equipe?

 

N.C.G - O prefeito, também a meu pedido, nos atendeu com profissionais de muita qualidade, com os quais tive orgulho de trabalhar, tais como, os monitores de danças, teatro, capoeira, violão e flauta, orquestra, artesanato, sala pedagógica, recreação, natação, boxe, sanfona, além dos asgs.

 

Só tenho a agradecer a esses profissionais, tanto aqui de Laguna quanto do Bocajá e parabenizá-los pelo belo trabalho que, juntamente comigo, com o prefeito e com a secretária da pasta conseguimos desenvolver.

 

O resgate do serviço prestado pelo Peti-Scfv aconteceu tanto em Laguna quanto no Bocajá. Lá, inclusive, o atendimento aconteceu integralmente com monitores de recreação, danças, teatro, capoeira, boxe, artesanato, violão e flauta.

 

L.I - Como divulgou as atividades realizadas pelo serviço?

 

N.C.G - Preocupado com a divulgação dessas atividades e para a realização de uma espécie de prestação de contas, criei uma página de Facebook, na qual as pessoas poderiam acessar, curtir e acompanhar nossos trabalhos e hoje já atingimos a marca de quase 400 curtidas. Fico muito feliz porque acho que conseguimos com responsabilidade, competência, dedicação e união de todos, fazer um trabalho muito lindo que vai ficar marcado na história do SCFV no atendimento de pessoas de 06 a 15 anos, diante do Peti de Laguna e do Bocajá.

 

L.I - Quais foram às competições e eventos que o SCFV participou durante esses dois anos?                      

 

N.C.G - Foram dois anos muito produtivos. Participamos de competições e campeonatos de boxe, em Campo Grande, nos quais ganhamos muitas medalhas. Houve muitas comemorações dentro do município e nelas fizemos diversas apresentações como nas escolas, nas aldeias, participamos com apresentações no pé de soja, fizemos exposições, ajudamos na organização do festival da canção, homenagens para as mães, fizemos parceria com a APAE de Laguna, nos dois anos consecutivos, participamos dos jogos municipais com diversas conquistas, fizemos apresentações na abertura dos jogos municipais, fizemos também apresentações em conferências, ajudamos organizar festas juninas, participando das apresentações, organizamos colônia de férias, comemorações de carnaval, apresentações folclóricas, homenagens, viagens para eventos com os alunos, homenagens aos pais, jogos cooperativos com a APAE, apresentações na Semana da Pátria, Semana do Trânsito, Dia das Crianças em Laguna e nas aldeias, fizemos apresentações no município de Jutí, também recebemos a visita do Scfv-Peti de Caarapó, nesta oportunidade, tivemos um dia muito produtivo com apresentações e troca de experiências. Por fim, nos dois anos de nossa gestão, fizemos encerramentos dos nossos serviços com dois eventos grandiosos, o primeiro na praça central e, o segundo, no espaço da piscina.

 

L.I - Quando recebeu o convite para atuar na EM Delfino Vieira?

 

N.C.G - No percurso dos dois anos,  através de conversas e convites do prefeito Itamar Bilibio, já vínhamos discutindo a possibilidade de que, num futuro próximo, eu pudesse coordenar ou dirigir a escola Delfino Vieira do Bocajá; pois alguns fatores contribuiriam para isso; o trabalho que ali já desenvolvia no Peti, ser do quadro efetivo da rede de educação e ter raízes de família,  ali naquela comunidade. No final de 2014 chegamos a um consenso, então aceitei esse novo desafio e, se Deus quiser, com garra, força, competência e união dessa nova equipe de trabalho iremos fazer um grande trabalho.

 

L.I - Por favor, professor Nilton, faça suas considerações finais.

 

N.C.G - Quero aqui, agradecer de coração a todos que estiveram ao meu lado nesses dois anos que se passaram, aos monitores, asgs, a todo pessoal da secretaria de assistência social, a secretária Vera Bilibio e o prefeito Itamar Bilibio, que nunca mediram esforços para me apoiar, aos meus amigos e familiares. E que Deus continue me abençoando nesse novo desafio no Bocajá. Um grande abraço, a todos.

 

 


COMENTÁRIOS