Projeto de escola de Dourados vence concurso do MEC

Alunos criaram rádio e receberam prêmio do 8º prêmio Professores do Brasil


Diário Digital

Uma ação do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro (ProEMI/JF), O projeto “Rádio Capilé”, desenvolvido em 2014 com as turmas do ensino médio da Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, de Dourados, foi um dos vencedores da categoria Educação Digital Articulada ao Desenvolvimento do Currículo, no 8º Prêmio Professores do Brasil, organizado pelo MEC e parceiros.

 

O projeto tem como objetivo melhorar a comunicação da escola, permitindo o processo significativo da aprendizagem, envolvendo definições de pauta, seleção de conteúdos, edição e escolha de linguagem adequada ao público-alvo e, principalmente, desenvolver o protagonismo juvenil.

 

A Rádio Capilé já conta com quarenta equipes, nos três turnos da escola, que se revezam para levar informação e diversão aos colegas. Para participar, as turmas do ensino médio se organizam em grupo de oito integrantes e, com o auxílio do professor gerenciador de tecnologias e recursos midiáticos (progetec), elaboram a programação, que é executada ao vivo durante 15 minutos.

 

Os resultados obtidos evidenciam que os estudantes participantes do projeto percebem a escola de uma maneira diferente, mostrando-se mais motivados e comprometidos com os estudos, além de desenvolver liderança, autonomia, companheirismo e responsabilidades.




COMENTÁRIOS