É Preciso Respeitar a Hierarquia da Aldeia, por Maria Gomes



As aldeias têm um regimento interno que é aprovado por todos em reunião. Uma das leis aprovadas foi respeitar a hierarquia dentro das aldeias como a do cacique e a do capitão, com isso a minoria não aceitou, montou-se um grupo por fora e com isso começaram as brigas internas por que um grupo não respeita as lideranças locais. Tudo influenciado pela política suja que infelizmente alguns parentes se deixam levar.

 

Siga Laguna Informa no Facebook


Com isso todos nós estamos sofrendo por que está atrasando nossa luta e porque enquanto alguns lutam outros lucram. Com isso a FUNAI fica dividida por que um puxa de um lado e outro puxa para outro e é isso que está acontecendo.

 

O lado da minoria, se junta com os índios urbanos (são os índios que moram na cidade e se formam nas universidades e não querem viver em aldeia, mas tentam atrapalhar a nossa luta) e são essas pessoas que não respeitam a hierarquia dentro da aldeia fazendo coisas absurdas.

 

Com isso nós só estamos caindo cada vez mais, e fica uma pergunta para todos  “quando será que vamos deixar as diferenças e viver em paz, na Aldeia Rancho Jacaré".

 

Maria Gomes Cavalhero


COMENTÁRIOS