Roda empresarial na Aced vai debater normas de segurança no trabalho


ACED

A Associação Comercial e Empresarial de Dourados realiza na próxima quarta-feira (20) mais uma edição da Roda Empresarial, encontro realizado todos os meses com palestras e debates sobre temas de interesse do associado e da comunidade. Desta vez, o tema será “Análise e informação sobre saúde e segurança no trabalho (normas de SST)”. A palestra será comandada pela advogada Dayse Cristina Quevedo e pela fisioterapeuta do trabalho e ergonomista Silvia Renata Castilho. A Roda Empresarial acontece no auditório da Aced, com início às 7h.

 

No encontro as especialistas irão abordar as Normas Regulamentadoras nº 12 e 17, que tratam de questões de saúde e segurança no trabalho e exigem adequação dos empresários de todo o país. A RN 12 trata da segurança no trabalho em máquinas e equipamentos; já a NR 17 estabelece parâmetros de ergonomia para proporcionar o máximo de conforto, segurança e desempenho dos colaboradores.

 

Recentemente, diretores da Aced se reuniram com a chefe de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego em Dourados, Alzenir de Jesus Caetano, e também com o procurador do Trabalho, Jeferson Pereira, que reforçaram a importância de adequação dos empresários. “Eles se mostraram dispostos a dar toda a orientação necessária, mas não abrem mão da fiscalização”, destacou o presidente da Aced, Antônio Nogueira.

 

Por isto, para quem tem dúvidas sobre o assunto, a participação na Roda Empresarial é fundamental. A Aced orienta, ainda, que os empresários procurem o Sistema S (Sebrae/MS, Senai, Senac e Sesi) para se informar sobre o assunto ou, ainda, outras consultorias especializadas para evitar transtornos durante as fiscalizações do Ministério do Trabalho. “Hoje o empresário não pode mais viver sem estas normas e não terá outra opção senão se adequar a ela”, acrescenta Nogueira.

 


COMENTÁRIOS