• FB22
  • Dinamica108
  • Leo Lanches65



Brasa Viva

Devanir Aparecido da Silva


O Verdadeiro Atleta



Publicado em : 14/05/2016



Desde que nascemos estamos numa corrida, mas diferente das competições humanas, não estamos disputando medalhas e troféus que perecem, mas por uma coroa que dura eternamente

 

O espírito de competividade é natural do ser humano e, nestes dias temos vivido esse clima em nossa cidade. Que bom que sempre há momentos envolvendo atividades esportivas, quando vemos toda a família reunida, prestigiando, uns torcendo, outros participando nas várias modalidades que são oferecidas pelos organizadores. São períodos especiais de confraternização e de disputas que promovem muitas emoções e sensações nas pessoas, tanto em quem assiste, como em quem compete.

No corpo corre adrenalina, suor, por dentro, corações que vibram, se alegram e alguns que até choram. Atletas competindo, correndo, dando tudo que podem para ao final desfrutar da satisfação de ter participado, disputado e ser contemplado com premiações diversas. Isso tudo, de preferência, num clima amistoso, tem um aspecto muito positivo, prazeroso e é honroso mesmo. Como é bom ser aplaudido, reconhecido e fazer a torcida vibrar.

Nas mãos um troféu, no pescoço uma medalha de honra ao mérito por chegar entre os melhores, após jornadas de disputas tão acirradas. Esta semana vimos encerrar mais um período assim em nossa cidade.  Alguns Atletas receberam o prêmio tão desejado, concernente ao desempenho e ao esforço de cada um ou da equipe. Porém a outros, restaram a decepção de ter perdido a competição e, quando muito, voltar para casa apenas com a sensação do dever cumprido, mas frustrado porque faltou a conquista. Isso, me levou a refletir acerca do atleta natural e o atleta espiritual.

O Atleta natural, é este homem carne, osso, órgãos e sangue pulsantes que busca um prêmio que é momentâneo, medalhas e troféus que o tempo vai enferrujar e até vão se perder. O homem espiritual podemos ser todos nós, vitoriosos, que aceitamos Jesus no nosso coração e na nossa vida e nos tornamos de alma vivente em espírito vivificante, que anseia servir a Deus e o nosso prêmio é a Salvação. Este, que busca o que nunca perece é chamado de "O VERDADEIRO ATLETA, O ATLETA DE CRISTO".

Está registrado no livro mais importante do mundo, A Bíblia Sagrada, na 1ª carta de Paulo aos Coríntios 9: 24-26, “Não sabeis que entre todos os que correm no estádio, na verdade, somente um recebe o grande prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis! Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, e isso, para obter uma coroa que logo se desvanece; no entanto, nós nos dedicamos para ganhar uma coroa que dura eternamente. Portanto, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem apenas soca o ar”.

Amigos leitores, fique claro que não é proibido nem é pecado ser um atleta e competir, o esporte é uma bênção de Deus para que continuemos em movimento e cuidemos da nossa saúde para que possamos “correr”, “pular” e “disputar” o nosso sustento, diariamente, a intenção deste artigo é trazer uma reflexão muito importante para todos nós, a respeito de uma corrida espiritual no qual o prêmio não é um troféu, mas uma vida inteira ao lado do nosso Pai, e o melhor, é uma competição no qual o prêmio não é de um só, mas será dado a todos que nEle crerem, inclusive aos atletas naturais.

Sim, importa que cada um faça uma autoanálise e descubra ao tipo de atividade e esforço está dando mais enfoque, em que tipo de atleta estamos nos tornando, investindo e treinando por toda uma vida em nosso fazer diário. Em que atividade nos inscrevemos? Pelo que nos dispomos a competir diariamente? Por qual prêmio estamos soando, nos empenhando, dando tudo e o melhor de nós? Lutamos pela recompensa que fenece ou pelo prêmio que não perece, que é duradouro e permanente?

Há uma corrida que nos está proposta e não podemos nos embaraçar com tudo e tantas coisas que nos atrapalhe e com o pecado que nos envolve e tão de perto nos rodeia.  Não podemos perder o alvo da nossa vida, somos os chamados Geração Eleita e o foco não pode ser outro se não Jesus, autor e consumador da nossa fé. É certo afirmar que tudo nos é lícito, mas nem tudo de fato convém, nem tudo edifica.  Precisamos buscar o reino de Deus em primeiro lugar isso é o que garantirá a verdadeira recompensa e será uma grande honra recebê-la.

Somente Jesus pode nos assegurar esse grande prêmio incorruptível de valor eterno e imensurável, a coroa da justiça, um prêmio conquistado com seu próprio sangue de Cordeiro. Tudo para nos dizer: “ei filho, eu amo muito você! Não retardo minhas promessas e desejo que ninguém se perca, senão que todos venham se arrepender, de forma que todos habitem aqui comigo, pois na casa do meu Pai há muitas moradas. Também garanto, eu virei e os levarei para mim mesmo”.

Assim, não devemos desanimar mesmo em meio algumas derrotas da vida, precisamos perseverar nessa corrida de vitória que Jesus já conquistou por nós e para nós, afinal quem nos garantiu essa coroa foi Ele mesmo e a nossa premiação já foi marcada nEle, que nos fez mais, muito mais que vencedores. Jesus diz eu sou o caminho a verdade e a vida e quem crer em mim ainda que esteja morto viverá. Na competição pela Vida Eterna, Jesus veio à Terra e foi o atleta de referência, para nos dizer que todos nós, ao contrário das competições humanas podemos vencer e sermos premiados.

Dessa maneira, considere o que Paulo disse, também, em Hebreus 12:3, “Refleti profundamente sobre aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra sua própria pessoa, para que não vos fatigueis, tampouco desanimeis.  Tenhamos bom ânimo perseverando até o fim e Ele estará conosco para todo o sempre”

Assim como em qualquer competição muitas adversidades, pessoas e o próprio inimigo das nossas almas, procurará sabotá-lo para não conquistar o grande prêmio, o de habitar ao lado de Deus e governar com Ele, mas não se preocupe porque, se verdadeiramente creres no nome de Jesus, você já venceu e nada vai impedi-lo de ser, o declarado, mais que vencedor.




enquete

Quem será o campeão do Brasileirão 2017?

  • Corinthians - SP
  • Palmeiras - SP
  • Santos - SP
  • Grêmio - RS


PUBLICIDADE
  • Pax Primavera102
  • Dinâmica e solução tecnologias103
PUBLICIDADE PUBLICIDADE